Resenha crítica por Mona Ácida: Wicked retorna ao Brasil em 2025 com voo alto, magia e tecnologia no Teatro Renault
A mais nova montagem brasileira do musical Wicked estreou no dia 20 de março de 2025 no Teatro Renault, em São Paulo, e desde antes da primeira cortina subir já mostrava a que veio: mais de 80 mil ingressos vendidos antecipadamente. Sob a direção geral de Ronny Dutra, e coprodução entre o Atelier de Cultura e o Instituto Artium, liderado por Carlos Cavalcanti, a superprodução entrega uma experiência visual e emocional marcante, consagrando definitivamente o clássico da Broadway no cenário brasileiro.
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Elenco de Wicked - Créditos Caroline Soares |
Mona Ácida marca presença
A influenciadora cultural Mona Ácida (Caroline Soares), conhecida por seu olhar afiado sobre a cena cultural paulistana, participou da coletiva de imprensa e da estreia para convidados. Suas entrevistas com o elenco, especialmente com Baccic, trouxeram à tona bastidores e curiosidades da produção que ampliaram a expectativa do público e fortaleceram a presença digital do musical.
Baccic revelou com exclusividade em entrevista para a Mona Ácida que vê a figura do Mágico de Oz como uma representação do controle da sociedade pelo medo, quando ele é na verdade uma pessoa que tem suas fragilidades. O que mostra ainda mais o caráter humano dessa produção.
Confira a entrevista completa aqui:
https://www.instagram.com/monaacida/reel/DHZa6SHyN9J/
Uma produção tecnológica que valoriza a narrativa
Desta vez, o espetáculo ganha novos contornos graças a um uso criativo e expressivo da tecnologia em cena. Elementos de projeção, efeitos especiais e recursos interativos compõem uma linguagem que amplia a imersão do público na história de Elphaba e Glinda. A participação do ilusionista Issao Imamura reforça esse aspecto com truques bem aplicados que dialogam com a trama sem parecer meramente ornamentais — há propósito, há intenção cênica, há impacto.
O uso tecnológico é fundamental para um dos momentos mais aguardados: o voo de Elphaba no encerramento do primeiro ato. Quem já conhece o musical sabe que essa cena é icônica, mas a versão 2025 surpreende por seu alcance, literal e simbólico: Elphaba voa sobre o público com ainda mais imponência, chegando mais longe e mais alto, um verdadeiro clímax que arranca aplausos e lágrimas.
Myra Ruiz e Fabi Bang: química e entrega no palco
Encabeçando o elenco, Myra Ruiz e Fabi Bang retomam seus aclamados papéis como Elphaba e Glinda, respectivamente, e a química e o talento de ambas continuam a brilhar. Myra Ruiz entrega uma excelente Elphaba, carregando a complexidade da personagem com sua voz potente que sempre impressiona a plateia. Fabi Bang, por sua vez, encanta como Glinda, equilibrando a leveza e o humor da bruxa boa com momentos de vulnerabilidade, mostrando a evolução de sua personagem ao longo da narrativa. A dupla segue entregando performances de altíssima qualidade, reafirmando por que conquistaram o coração do público em montagens anteriores.
Um Mágico que brilha
A presença de Baccic como o Mágico de Oz é outro ponto alto da produção. Sua atuação entrega o equilíbrio entre carisma e manipulação que o personagem exige. As cenas em que aparece são potencializadas por cenários dinâmicos, que refletem tanto a opulência quanto a decadência do Mágico — uma alegoria visual muito bem conduzida.
2023 x 2025: duas propostas, uma mesma essência
Apesar de contar a mesma história, as versões de 2023 e 2025 de Wicked são essencialmente distintas. A anterior aconteceu no Teatro Santander e apresentava um estilo mais tradicional, enquanto a atual retorna ao palco do Teatro Renault, onde a primeira montagem brasileira aconteceu em 2016. O novo cenário, os ajustes de direção e os efeitos especiais conferem identidade própria à nova produção. Quem assistiu à montagem de 2023 encontrará nesta uma experiência renovada, sem repetir fórmulas.
Em 2023 tivemos uma versão de Popular bem mais divertida, com muito espaço para o humor na personagem Glinda e os improvisos de Fabi. Outra parte em que a versão anterior se destaca é na parte onde a personagem de Elphaba faz o feitiço para proteger o Fiyero, com uma cena mais impactante.
Por outro lado, a versão de 2025 trouxe muita tecnologia, muitos efeitos e luzes, trazendo pontos muito positivos para o espetáculo. Em especial o voo da Elphaba desta vez ficou ainda melhor que o da versão anterior que já era muito legal.
Outro ponto de destaque para a versão que está em exibição no Teatro Renault é a parte da Cidade das Esmeraldas que está muito melhor e conta nesta temporada com um cenário mais dinâmico e imponente, com muitas luzes e efeitos, fazendo a cena muito mais imersiva.
Resumo da história de Wicked
Baseado no livro de Gregory Maguire, Wicked é um prequel do universo de O Mágico de Oz, focando na improvável amizade entre Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a futura Bruxa Boa do Sul. A trama explora temas como preconceito, poder, opressão e aceitação, revelando os bastidores daquilo que o mundo de Oz acreditava ser verdade. O musical mostra como duas jovens tão diferentes podem mudar o curso de um reino inteiro — e como o que é “maldade” pode ser apenas uma questão de ponto de vista.
A versão para o cinema: entre expectativas e comparações
Em 2024, Wicked ganhou sua versão cinematográfica, dividida em duas partes. A primeira foi lançada no final do ano passado, encerrando-se exatamente onde o primeiro ato do musical se encerra — com Elphaba decolando em “Defying Gravity”. A segunda parte, com estreia marcada para novembro de 2025, promete concluir a história com mais efeitos visuais e uma abordagem mais fiel ao musical original.
Apesar do glamour do cinema, a montagem brasileira de 2025 mostra que o teatro continua insubstituível quando o assunto é emoção ao vivo. Ver Elphaba voar diante dos seus olhos, ouvir a orquestra no fosso e sentir a vibração do público ao final de cada número é uma experiência que o cinema ainda não consegue reproduzir.
Serviço – Wicked 2025
Local: Teatro Renault – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista, São Paulo – SP
Sessões: Quinta e sexta às 20h; Sábado e domingo às 15h e 19h30
Temporada: A partir de 20 de março
Capacidade: 1.570 lugares
Acessibilidade:
53 assentos para pessoas com deficiência
Elevador com acesso à plateia e balcão
Banheiros adaptados
Estacionamento: O teatro não possui estacionamento próprio.
Classificação indicativa: Livre. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Ingressos: De R$ 21,18 (meia-entrada – Balcão Economy Oz) a R$ 400,00 (inteira – Plateia VIP Esmeralda)
Bilheteria sem taxa de conveniência:
Teatro Renault – Terça a domingo, das 12h às 20h
Bilheteria on-line: Site oficial (com taxa de conveniência)
Resenha por: Rafael Toledo dos Santos
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab, Cris Moraes PR e Lumière Lounge Beleza e Estética
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