Arauco estreia como patrocinadora da SP-Arte, lança prêmio de Inovação e Sustentabilidade, e apresenta a exposição "Inteligência Material"
Reforçando seu compromisso com a valorização do design e da sustentabilidade, a Arauco estreia como patrocinadora da 21ª edição da SP-Arte, principal feira de arte e design do Hemisfério Sul, que acontecerá entre os dias 2 e 6 de abril no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
![]() |
SP Arte - Créditos Divulgação |
Além do patrocínio institucional ao evento, a empresa promove duas iniciativas de destaque na programação: o Prêmio Arauco SP–Arte de Inovação e Sustentabilidade, e a exposição “Inteligência Material”, que investiga as relações entre criatividade e escuta de materiais no processo de criação. A exposição destaca a importância de escolhas sustentáveis no design, mostrando como materiais renováveis podem transformar a forma como criamos e interagimos com os espaços.
Prêmio Arauco SP–Arte: incentivo à inovação e sustentabilidade
Em parceria com a feira, a Arauco lança o Prêmio Arauco SP–Arte, que reconhecerá o designer destaque em inovação e sustentabilidade. O vencedor será anunciado no dia 2 de abril, durante a abertura do evento, e receberá como prêmio um espaço próprio para participar da SP–Arte 2026 e uma viagem ao Salão do Móvel de Milão 2026, que é uma iniciativa do Design Club Arauco, programa de relacionamento da empresa para arquitetos e designers
“Na interseção entre design e responsabilidade ambiental, a madeira se destaca como um material versátil, renovável e atemporal, capaz de harmonizar estética, funcionalidade e compromisso ecológico. O Prêmio foi criado para reconhecer talentos que compartilham dessa visão, valorizando processos criativos responsáveis e o uso consciente dos materiais. Estamos entusiasmados em apoiar designers que fazem a diferença para o futuro.” afirma Mario Neto, vice-presidente do negócio Madeiras Arauco Brasil.
Exposição “Inteligência Material”: o design e seu diálogo com os materiais
Outro destaque da participação da Arauco na feira é a exposição “Inteligência Material”, com curadoria de Livia Debbane e Camilo Oliveira. A mostra explora as várias formas de diálogo entre os designers e os materiais que escolhem para trabalhar, com um olhar especial para jovens talentos do setor.
O espaço da exposição terá como cenário os padrões do portfólio Arauco, incluindo dois da nova coleção Ritmos, representada pelos padrões Jazz e Frevo (matt), que traduz em design as influências sensoriais da música. Entre os designers participantes estão Furf Design Studio, Anália Moraes e Fernanda Pompermayer, Estúdio Prosa, Palma e Wentz.
“A exposição celebra as interações entre os designers e os materiais que utilizam, um conceito que conversa diretamente com as fontes de inspiração do design dos nossos produtos. A coleção Ritmos, por exemplo, teve a música como um dos pilares de criação”, destaca Flávio Verardi, diretor Comercial e de Marketing da Arauco.
SP–Arte 2025: principal plataforma de arte e design do Brasil
Em sua 21ª edição, a SP–Arte reunirá em seus cinco dias de evento, galerias de arte, estúdios de design, editoras, museus e instituições culturais, promovendo o encontro entre criadores, colecionadores e o público. Além das exposições e premiações, a programação contará com painéis, lançamentos e ações educativas, consolidando seu papel como a principal plataforma do mercado de arte e design no país.
“Estamos muito felizes com o início da parceria com a Arauco, uma empresa que, além de valorizar a arte e o design, compartilha nosso compromisso com a sustentabilidade. Dessa colaboração nasceu o Prêmio Arauco SP-Arte de Inovação e Sustentabilidade, uma iniciativa essencial para conectar arte, design e desenvolvimento sustentável”, afirma Fernanda Feitosa, diretora da feira.
SP-Arte 2025:
Dias e horários:
2 de abril: convidados
3 e 4 de abril: 12h às 20h
5 de abril: 11h às 20hs
6 de abril: 11h às 19hs
Localização:
Pavilhão da Bienal. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3 – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP.
Sobre a Arauco: No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega 3500 colaboradores e conta com 5 unidades industriais brasileiras.
As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).
Todas as florestas de eucalipto plantadas no Brasil são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Deloitte e auditada pela Price Waterhouse.
Globalmente e no país, a Arauco opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera. Até 2030, a companhia assumiu o compromisso de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 40,6% e diminuir em 35,1% as emissões de escopo 3, com relação à linha de base de 2019.
Press release by Cor Comunicação
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab, Cris Moraes PR e Lumière Lounge Beleza e Estética
Comentários
Postar um comentário