Em janeiro e fevereiro, programação do MAM São Paulo oferece cursos de escrita performática, economia da arte e sua coleção de arte contemporânea
Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove seis cursos online e um presencial, que abordam desde a trajetória da coleção de arte contemporânea da instituição até as dinâmicas que permeiam o meio da arte em seu viés econômico. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/).
Tomie Ohtake, Composição (1968), Coleção MAM São Paulo |
No curso Som-Escuta: Estratégias e Inserção Nas Artes Visuais, a artista visual e fotógrafa Ana Lira propõe um diálogo sobre a criação de obras de arte que incluem a escuta e/ou o som em seus elementos centrais, refletindo sobre os desafios de sua inclusão em exposições de artes visuais. Os quatro encontros serão online e acontecerão às quartas-feiras a partir de 15 de janeiro. Eles incluirão a apresentação de diferentes obras sonoras para discussão de contextos de criação, estratégias de produção, formas de instalação e interação com o público.
Em Escritas Performáticas, Adriana Maciel apresentará textos artísticos de diferentes linguagens (artes visuais, textos escritos e arte sonora) ao longo de cinco encontros online. As aulas combinarão as análises dos textos, seguida por discussão coletiva e a realização de um exercício prático, buscando ampliar as possibilidades inventivas de cada participante. Os encontros acontecem a partir de 21 de janeiro, às terças-feiras.
No curso de Daniela Lima, Do Corpo à Utopia da Imagem, parte-se da conferência radiofônica “O Corpo Utópico” (1966) de Michel Foucault, para refletir sobre a relação entre corpo, espaço e imagem. Nos encontros, será examinada a concepção de Foucault do “corpo utópico”, em diálogo com obras de Francesca Woodman, Alix Cléo Roubaud e Iole de Freitas. O objetivo do ciclo, que se inicia em 23 de janeiro e terá quatro encontros, é trazer uma revelação crítica e estética em torno do corpo como “ator principal de todas as utopias”.
A história do Museu de Arte Moderna de São Paulo ) e a trajetória de sua coleção são o centro do curso Arte Contemporânea na Coleção do MAM, ministrado por Mirtes Marins. O acervo originário do MAM, que hoje está no MAC USP, a aquisição de uma nova coleção, formada em quase 50% por obras adquiridas entre as décadas de 1990 e 2000 e a reflexão sobre o Museu e o Panorama da Arte Brasileira, realizado desde 1969, são abordados durante os cinco encontros, que acontecem a partir do dia 20 de janeiro.
Em fevereiro, tem início o curso presencial Escrever Com o Corpo, ministrado por Daniela Avelar a partir do dia 8. Nele, a escrita é explorada enquanto ponto de partida, sem que exista um destino preciso. Com a apresentação de referências de artes visuais e literatura aliadas a exercícios para movimentação de diferentes possibilidades da escrita, retornando à materialidade da escrita “analógica” para explorá-la junto ao movimento do corpo pelo Parque Ibirapuera.
No curso online de Dinâmicas da Economia da Arte, Thierry Chemalle aborda conceitualmente as dinâmicas econômicas que permeiam esse universo, observando aspectos como valor da arte, impacto de inovações tecnológicas e comportamento de colecionadores. Os encontros serão às quartas-feiras, com cinco datas a partir do dia 12 de fevereiro.
Encerrando fevereiro, o curso Byung-Chul Han e a Filosofia da Arte, com o filósofo Eder Aleixo, propõe uma reflexão sobre a criação artística frente à crítica de Han à sociedade contemporânea, obcecada pela produtividade, autoexploração, individualismo e narcisismo. A busca de Aleixo é explorar a visão de Han e o porquê de a arte precisar se libertar de amarras modernas e capitalistas para realizar seu verdadeiro potencial.
Confira a programação completa:
CURSO ONLINE | SOM-ESCUTA: ESTRATÉGIAS E INSERÇÃO NAS ARTES VISUAIS, com Ana Lira
Datas: 15, 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro
Quartas-feiras
Horário: das 19h às 21h30
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Encontro I
Sonoridades em território de predominância da visualidade
Principais referências de uma escuta-presença
Quando a sociedade demanda escuta sem escuta?
Os sabotadores da escuta: uma revisão crítica das tecnologias de aceleração
Impactos nas construções das obras de arte
Encontro 2
Estudo de caso I
Grupo de trabalho I: possibilidades de construção
Esmiuçando o caso I: primeira roda de escuta
Formação como estratégia diplomática entre artistas / [instituição] e público
Desejo-som manifestado em projetos: artista é solução e não problema
Orçamentos como resultados políticos e conceituais na materialização dos projetos
Encontro 3
Estudo de caso II
Grupo de trabalho II: possibilidades de construção
Esmiuçando o caso II: segunda roda de escuta
Discussões artísticas sobre políticas e práticas de acesso
Experiências de amadurecimento das relações entre obra e público
Encontro 4
Estudo de caso III
Grupo de trabalho III: possibilidades de construção
Esmiuçando o caso III: terceira roda de escuta
Sintetizando os protocolos de trabalho
Sobre a professora:
Ana é artista visual e sonora, rádio artista, fotógrafa, curadora, pesquisadora independente, escritora e editora baseada no Brasil. É graduada em Comunicação Social, especialista em Jornalismo Cultural com ênfase em Teoria e Crítica de Cultura. Dedica atenção a dinâmicas envolvendo sensibilidades cotidianas, sistemas e vivências de escuta. Sua prática é baseada em parcerias e articulações com coletividades por mais de vinte anos. Nestas iniciativas dedica-se a fortalecer práticas colaborativas de criação que observam as entrelinhas das relações de poder que afetam nossa comunicação, as tessituras do cotidiano e a forma como produzimos conhecimento no mundo.
CURSO ONLINE | ESCRITAS PERFORMÁTICAS, com Adriana Maciel
Datas: 21, 28 de janeiro, 04, 11 e 18 de fevereiro
Terças-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Invenção e procedimentos
Experiências artísticas das vanguardas do início do século 20
Exercícios 1
Aula 2 – O atravessamento das linguagens
O rompimento com a representação e a fricção de sentidos
Exercícios 2
Aula 3 – John Cage – pensar com as mãos
John Cage a as diversas formas de escrita
Exercícios 3
Aula 4 – Ruptura
Invenção de itinerários
Exercícios 4
Aula 5 – Escritas performáticas
Escritas das bordas: apresentação e discussão dos trabalhos
Sobre a professora:
Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, Adriana Maciel é bacharel em Produção Textual também pela PUC-Rio e tem pós-doutorado com a pesquisa Escritas performáticas. Coordena e dá aulas na especialização Escritas Performáticas - Invenção e procedimentos artísticos do CCE da PUC-Rio desde 2019. É, também, professora na especialização Formação do escritor do CCE da PUC-Rio e da especialização Gestão e Produção cultural da FACHA, na disciplina Produção editorial. Professora horista da graduação na PUC-Rio no departamento de Letras, é sócia-fundadora, diretora e editora da Numa Editora desde 2015.
CURSO ONLINE | DINÂMICAS DA ECONOMIA DA ARTE, com Thierry Chemalle
Datas: 12, 19, 26 de fevereiro, 12 e 19 de março
Quartas-feiras
Horário: das 19h30 às 21h30
Duração: 5 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 400,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Introdução à Economia da Arte
Introdução, conceitos fundamentais e principais números da Economia da Arte
Similaridades da Economia da Arte com outros segmentos
Aula 2 – O Valor da Arte
Adam Smith: O paradoxo da Água e Diamante
Uma breve história da precificação
Aula 3 – Colecionismo
Coleções reais
Uma abordagem ESG do colecionismo
Aula 4 – Arte e Tecnologia
Breve relato sobre a história da Tecnologia na Arte
Novas tecnologias e a Economia da Arte
Aula 5 – Arte e Ciência Comportamental
Breve história sobre o encontro da economia com as ciências comportamentais
Sobre o professor:
Thierry Chemalle é mestre e pós-graduado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, com graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Desde 2018 é pesquisador do Centro FGVInvest nas áreas de Finanças e Economia do Mercado da Arte. Thierry trabalhou no Banco Santander e na Consultoria Accenture, atualmente trabalha na fabricante de alimentos Mars. Thierry é Gestor do Núcleo de IA e Arte da Lawgorithm (USP), é Coordenador de Pesquisa nos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do ArtEconomics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP e é Professor de Finanças e Economia do Mercado da Arte FGV EESP. Thierry faz parte do comitê editorial da revista acadêmica RAE da FGV EAESP.
CURSO ONLINE | BYUNG-CHUL HAN E A FILOSOFIA DA ARTE, com Eder Aleixo
Datas: 18, 20, 25 e 27 de fevereiro
Terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Duração: 4 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 320,00
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Contempla certificado no final
Programação
Aula 1 – Byung-Chul Han e a Arte: perspectivas iniciais
Quem é Byung-Chul Han? Biografia e principais questões filosóficas
Positividade e negatividade: o Outro na sociedade contemporânea e na arte
As concepções de arte de Byung-Chul Han: o ponto de partida
Aula 2 – Momentos críticos ou construindo um cenário de crise
As críticas de Han à arte e à estética da modernidade
A passagem do sujeito moderno ao contemporâneo
A arte e a criação contemporâneas no capitalismo
Aula 3 – Arte e informação: conflitos e desafios e impactos e... resistências
O que é informação?
Arte vs. Informação: sociedade da informação e tempo
O barulho e a atenção na sociedade da informação
Idiotismo: resistindo a sociedade da transparência.
Aula 4 – O tempo na arte: rituais, narrativas e esperança
Os tempos da arte
O tempo do outro, um outro tempo: rituais e a arte
É tempo de narrar o outro e o novo
A arte como o espírito da esperança
Sobre o professor:
Eder Aleixo é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde também concluiu o mestrado, com pesquisas focadas em Byung-Chul Han. Estuda Han desde a graduação, tendo desenvolvido um projeto de conclusão de curso mobilizando o autor em 2018. É graduado em Artes Visuais, com bacharelado e licenciatura, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui trabalho artístico em pintura e desenho e experiência em curadoria. Além de ter realizado iniciação científica, mestrado e doutorado com bolsa, é um pesquisador ativo na interseção entre filosofia e artes.
Serviço:
Programação de cursos de janeiro e fevereiro no Museu de Arte Moderna de São Paulo
Inscrições disponíveis pelo site Link
Membros do programa Amigo MAM têm 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.
Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987
Telefone: (11) 5085-1300
Mais informações:
MAM São Paulo
www.instagram.com/mamsaopaulo/
https://twitter.com/mamsaopaulo
Press release by MAM
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab e Cris Moraes PR
Comentários
Postar um comentário