O musical “Makeda - A Rainha da Arábia Feliz”, estreia no CCBB São Paulo

Com a missão de mostrar para crianças negras que elas podem ser protagonistas da própria história, o musical infantojuvenil Makeda - A Rainha da Arábia Feliz, com direção e dramaturgia de Allex Miranda, desembarca no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo para uma temporada de 13 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 (com recesso de 23/12 a 2/1). As apresentações acontecem às sextas, 15h; aos sábados, 11h e 15h; e aos domingos, 11h.

Crédito: Amestia Audiovisual

"É com muito orgulho que recebemos Makeda no CCBB, um espetáculo que sensibiliza o público para questões fundamentais como o respeito à diversidade e a importância da inclusão, reafirmando nosso compromisso com uma arte que inspira mudanças e nos provoca a contribuir para uma sociedade mais justa e plural" afirma Cláudio Mattos, Gerente Geral do CCBB SP.

O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banco do Brasil e BB Asset, com patrocínio do Banco do Brasil e BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. E, para tornar o trabalho acessível para todos, as sessões contarão com intérprete de Libras e recurso de audiodescrição.

Denísio Liberato, CEO da BB Asset, enfatiza o compromisso da gestora com a cultura, visando uma sociedade mais inclusiva. “Apoiar 'Makeda – A Rainha da Arábia Feliz' vai além de um patrocínio; é um ato de celebração e reconhecimento da riqueza cultural que a diversidade traz. Nossa missão é impulsionar iniciativas que refletem e engrandecem nossa comunidade, mostrando que o valor vai além do financeiro. É assim que a BB Asset, maior gestora de recursos do Brasil, contribui para um legado de inclusão, respeito e apreciação pela arte e pela cultura em suas mais variadas formas”.

No elenco, estão Ella Fernandes, Graciana Valladares, Jefferson Melo e Thiago Justino.  Já a direção musical é assinada por Maíra Freitas e a direção de produção é de Bruno Mariozz. 

Makeda - A Rainha da Arábia Feliz conta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Ela foi educada por seu trisavô, um sábio ancestral que transmite à pequena importantes lições, sobretudo como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e, assim, superar os seus medos. 

Os contos narrados pelo ancião, transcritos em um antigo pergaminho, chamado A Trilogia das Arábias, têm como personagens centrais grandes Rainhas do passado. Histórias essas que conduzem a princesa criança através de aventuras por terras desconhecidas. E é nessa envolvente apresentação de realezas ancestrais que são transmitidos valores fundamentais para reinar com sabedoria toda a Arábia Feliz.

Com dramaturgia inspirada nas raízes das culturas africanas ancestrais, o espetáculo traz como protagonista uma menina preta em formação de sua personalidade, possibilitando a criação de novos arquétipos positivos no imaginário coletivo.

Mais que levar ao público uma construção cênica bem elaborada, com texto e trilha sonora originais, a peça espelha um reflexo semelhante aos traços étnicos/raciais/ancestrais do povo preto.  “De forma poética e sensível, salientamos a representatividade negra infantil feminina como símbolo de avivamento da autoestima. No espetáculo, as crianças têm a oportunidade de se enxergarem como protagonistas de suas próprias representações históricas”, conta Allex Miranda, autor, diretor e idealizador do projeto. 

“Isso faz com que que crianças negras desenvolvam uma identificação do seu ‘Eu’ enquanto indivíduo, uma aceitação das suas próprias características, desenvolvendo nelas um sentimento de pertencimento do lugar de ‘belo’ e consequentemente na valorização da sua própria estética. Afinal, somos fruto e reflexo das nossas referências”, justifica Allex, que é pai de uma menina. “A arte é uma ferramenta de auxílio na educação. Proporciona bons exemplos de como contribuir para um mundo melhor, sem preconceitos ou limitações, guiando a subjetividade, com dedicação, honestidade e amor, neste grande palco que chamamos de vida”, completa.

Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, com a diversidade, inclusão, valorização da ancestralidade negra e da produção teatral nacional.  

 

Ficha técnica

Texto e direção: Allex Miranda | Elenco: Ella Fernandes, Graciana Valladares, Jefferson Melo e Thiago Justino | Direção musical: Ifátókí Maíra Freitas | Direção de produção: Bruno Mariozz | Direção de movimento: Tainara Cerqueira | Assistente de direção: Fernanda Dias | Cenário: Anderson Dias| Figurino: Wanderley Gomes | Iluminação: Daniela Sanchez | Preparação vocal: Pedro Lima | Identidade visual: Levi Cintra | Produção executiva: Emanuele Sanuto | Assistente de produção: Marilene Ribeiro | Produção local: Denise Kafka | Técnico de palco: Sandro Carvalho | Comunicação e marketing: Rafael Prevot e Natasha Arsenio | Assessoria de imprensa: Pombo Correio | Idealização: Allex Miranda | Produção: Palavra Z Produções Culturais | Patrocínio: Banco do Brasil e BB Asset | Realização: Ministério da Cultura

Sinopse

O musical conta a história de uma pequena princesa africana predestinada a se tornar a grande Rainha de Sabá. Ela foi educada por seu trisavô, um sábio ancestral que transmite à pequena importantes lições, sobretudo como usar o poder da imaginação para viajar por universos imaginários, visitar seu passado e, assim, superar os seus medos. 

 

Serviço

Makeda – A Rainha da Arábia Feliz

Temporada: 13 de dezembro de 2024 a 26 de janeiro de 2025 (não haverá sessões entre os dias 23/12/24 e 02/01/25)

Horário: Sextas-feiras, às 15h | Sábados, às 11h e 15h | Domingos, às 11h

Local: Teatro CCBB SP | Centro Cultural Banco do Brasil 

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Ingressos: R$30 (inteira) | R$15 (meia-entrada) em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB (Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia-entrada).  

Duração: 60 min  

Classificação: Livre  

Capacidade: 120 lugares 

Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Todas as sessões têm interpretação em Libras e Audiodescrição.

Entrada acessível CCBB SP: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.  

 

Informações CCBB SP: 

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças  

Telefone: (11) 4297-0600  

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.  

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.  

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.  

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).  

 

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E-mail: ccbbsp@bb.com.br  

 

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Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital, CareUp, ZTX Lab e Cris Moraes PR

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