Programação de cursos de outubro do MAM São Paulo abordam conceitos da fotografia e revisão histórica da geração de 80

Em outubro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove três cursos que tratam desde a história recente da arte no Brasil, pela perspectiva da fotografia e de grandes exposições, até práticas pioneiras da arte computacional com atividades práticas de experimentação. Indicados para um público amplo, os cursos têm inscrições abertas no site do MAM (mam.org.br/curso/). 

Alexandre B A Villares, Árvore de triângulos, 2022

O curso Desenhando com código: programação criativa, ministrado Alexandre Villares, faz uma introdução ao desenho com programação que ensina, sem pré-requisitos, elementos essenciais da linguagem de programação Python e do vocabulário de desenho de processing, uma plataforma de programação amplamente utilizada por artistas.

Desde a década de 1960, artistas produzem imagens escrevendo programas de computador. Neste curso serão apresentadas obras pioneiras e contemporâneas, assim como ideias recorrentes na prática da chamada programação criativa, servindo para reflexão e inspiração de atividades práticas de experimentação dos participantes. É aberto a todas as pessoas interessadas na intersecção da arte e da tecnologia, com curiosidade em aprender sobre programação de computadores e sua utilização com fins estéticos, expressivos e poéticos. 

O curso As gerações 80 na arte brasileira, ministrado por Tálisson Melo, parte de uma revisão da historiografia sobre a arte brasileira nos anos 1980, propondo uma perspectiva sociológica para análise da narrativa elaborada em torno da noção de geração, bem como suas implicações em termos de centralização e apagamentos. 

Abordando exposições de artes visuais realizadas no Brasil entre o final dos anos 1970 e 1980, como os Panoramas do MAM São Paulo, o curso discute as principais transformações nas condições da produção, mediação e circulação da arte no país, considerando sua relação com as instituições (museus, universidades, centros culturais, bienais e salões), a imprensa e o mercado de arte.  Também propõe destrinchar acontecimentos e aspectos que revelam a complexidade e diversidade de manifestações culturais do período, opondo-se às visões que retratam esse momento da história brasileira como “década perdida”, demonstrando, assim, a importância e necessidade de se revisar o período.

A grade de outubro também vai passar por fotografia. Ministrado por Caio Meirelles Aguiar, o curso Fotografia ontem e hoje: entre conceito e suporte aborda as diversas estratégias utilizadas para inserir essa linguagem nas práticas conceituais desenvolvidas por artistas nas décadas de 1960 e 1970, analisando como essas abordagens continuam a repercutir na arte contemporânea. 

Com a crescente popularização de equipamentos e laboratórios, a fotografia tornou-se cada vez mais acessível ao público em geral. Diante deste cenário, será discutido como os processos fotográficos foram utilizados não apenas para criar imagens, mas também para incorporar reflexões sobre o cotidiano e as dinâmicas de um mercado de consumo, circulação e reprodução que, há 50 anos, já se expandia de forma acelerada — e que hoje se expande ainda mais.


CURSO ONLINE | DESENHANDO COM CÓDIGO: PROGRAMAÇÃO CRIATIVA, com Alexandre Villares 

Datas: 14, 21, 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro

Segundas-feiras

Horário: das 19h às 21h30

Duração: 06 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 480,00


Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final


Conteúdo programático

Aula 1 - Apresentação do curso: primeiro vocabulário de desenho

Alguns precedentes de arte com programação

Uma ferramenta de desenho com Python

Sistema de coordenadas, formas elementares, cor

Aleatoriedade e execução condicional


Aula 2 - Definindo novas funções

Vera Molnar, a grande dama da arte computacional

Organizando o código com funções

Transformações do sistema de coordenadas


Aula 3 - Laços de repetição e recursividade

Frieder Nake e Georg Nees (obra Shotter)

Repetição de formas, filas e colunas de elementos

Recursão e seu efeitos visuais


Aula 4 - Estruturas de dados

Data art ou visualização de dados?

Registro de um gesto e mais opções de interação


Aula 5 - Orientação a objetos, um primeiro contato

Usando objetos de uma classe (instâncias, atributos e métodos)

Desdobramentos do uso de programação nas artes visuais


Aula 6 - Explorações finais e encerramento

Orientação a objetos: definindo uma nova classe

Indicações para futuros estudos

Devolutivas e considerações finais das pessoas participantes


Metodologia

Apresentação de conceitos e procedimentos, por meio da técnica do live coding

Demonstração ao vivo da escrita de um programa, ou trecho de código

Exercícios de experimentação

Discussão e esclarecimento de dúvidas

Equipamento necessário

Computador com teclado, mouse e acesso à internet.


Sobre o professor

Alexandre Villares é professor, artista visual e consultor em projetos de design e novas mídias. Pesquisa práticas artísticas que se valem de meios computacionais e o ensino de programação em contextos visuais. Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP (2000) e mestre pela FECFAU-Unicamp (2019). Co-organizador da Noite de Processing em São Paulo, evento mensal sobre arte e programação que acontece desde janeiro de 2016.  


CURSO ONLINE | AS GERAÇÕES 80 NA ARTE BRASILEIRA, com Tálisson Melo


Datas: 15, 17, 22 e 24 de outubro

Terças e quintas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 04 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00


Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final


Conteúdo programático


Aula 1 - Explode geração!

Década perdida e a historiografia sobre os 1980

Abordagem sociológica sobre a categoria “geração” nas artes

Arte brasileira para além do projeto construtivo


Aula 2 - Como Vai Você, Geração 80?

A emergência da curadoria de exposições

Corpo, espaço, linguagem e os media na arte brasileira

Instituições de formação artística e embates geracionais


Aula 3 - Utopia versus Realidade

Museus imaginários, cultura visual e citações

O retorno da pintura

Artistas entre instituições e mercado


Aula 4 - A trama do gosto

A arte contemporânea entre local e global nas Bienais

Os panoramas do MAM-SP nos 1980, entre modernos e contemporâneos

Magiciens de la Terre e caminhos para a projeção de uma arte brasileira


Sobre o professor

Tálisson Melo é curador, pesquisador e professor de artes. Atualmente é curador adjunto da exposição Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil (CCBB Rio de Janeiro, com Raphael Fonseca e Amanda Tavares). É pesquisador pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Doutor em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa na Yale University, EUA. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também concluiu o bacharelado em Artes e Design, com concentração em história e teoria da arte pela Universidad de Salamanca, Espanha.


CURSO ONLINE | FOTOGRAFIA ONTEM E HOJE: ENTRE CONCEITO E SUPORTE, com Caio Meirelles Aguiar

Datas: 16, 23, 30 de outubro e 06 de novembro

Quartas-feiras

Horário: das 19h às 21h

Duração: 04 encontros

Público: interessados em geral

Investimento: R$ 320,00


Curso online

Ao vivo, via plataforma de videoconferência

Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado

Curso contempla certificado no final


Conteúdo programático

Aula 1 - Introdução

Arte conceitual e desmaterialização a partir da década de 1960: entre amadorismos, mercado e acasos.


Aula 2 - Fotografia como registro, à serviço da ação

Alguns dos artistas abordados: Carmela Gross, Cildo Meireles, Martha Araújo, Arte/Ação e Pope L.


Aula 3 - Fotografia como suporte, integrada à ideia

Alguns dos artistas abordados: Regina Vater, Joseph Kosuth, Eustáquio Neves, Ed Ruscha, Jonathas de Andrade e Gastão de Magalhães.


Aula 4 - Fotografia como construção, um território completo

Alguns dos artistas abordados: Bernd & Hilla Becher, Ayrson Heráclito, Allan Weber, Anna Maria Maiolino, Berna Reale, Rodrigo Braga, Lia Chaia, Lucia Koch e Lenora de Barros.


Sobre o professor

Arquiteto e museólogo, Caio Meirelles Aguiar desenvolve projetos que visam construir narrativas e ações para extroversão de acervos artísticos e documentais. Paralelamente, escreve e organiza cursos sobre arte contemporânea.


Serviço

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Cursos de outubro no MAM

Inscrições disponíveis pelo site https://mam.org.br/curso/

Quem integrar o programa de fidelidade Amigo MAM tem 20% de desconto. Estudantes, professores e aposentados têm 10%.

Dúvidas: cursos@mam.org.br | WhatsApp: 11 99774 3987

Telefone: (11) 5085-1300

Acesso para pessoas com deficiência

Restaurante/café

Ar-condicionado

Mais informações:

MAM São Paulo


www.instagram.com/mamsaopaulo/

https://www.facebook.com/mamsaopaulo/

www.youtube.com/@mamsaopaulo/

https://twitter.com/mamsaopaulo


Press release by a4&holofote comunicação


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital e CareUp

Comentários