A partir de 9 de janeiro de 2025, o público poderá assistir ao retorno de Benjamin Barker aos palcos paulistanos: Sweeney Todd está de volta. Inspirada no livro O Colar de Pérolas, publicado em 1846 pelos escritores britânicos Thomas Peckett Prest e James Malcom Rymer, Sweeney Todd – o Cruel Barbeiro da Rua Fleet é uma fábula vitoriana macabra adaptada com maestria por Stephen Sondheim. O espetáculo, que teve temporada esgotada em São Paulo e passou por Curitiba em curtíssima temporada, retoma sessões na capital paulista, agora no palco principal do Teatro Santander, localizado no complexo JK Iguatemi, por apenas três semanas. Sucesso absoluto na Broadway, o musical é a confirmação da força de Sweeney Todd, que tanto na literatura, quanto nos cinemas ou nos palcos, chama atenção por uma história repleta de humor sórdido e inteligente.
Sweeney Todd - Cred. Stephan Solon |
O musical conta a história de Benjamin Barker, barbeiro que se viu obrigado a ir embora de Londres por conta de uma briga com o cruel Juiz Turpin (Rodrigo Mercadante). Após 15 anos afastado da cidade, ele retorna sob o pseudônimo Sweeney Todd (Saulo Vasconcelos) e sedento por vingança. Ao chegar ao lugar onde funcionava sua antiga barbearia, na Rua Fleet, Todd se depara com uma arruinada loja de tortas administrada pela Dona Lovett (Andrezza Massei). A partir daí, Todd e Lovett unem forças para que ele se vingue de Turpin, e ela faça sua loja crescer com tortas recheadas de ingredientes muito suspeitos.
As apresentações contam com orquestra ao vivo, composta por 9 músicos e elenco de 18 atores. O espetáculo Sweeney Todd é uma realização da Del Claro Produções apresentado pela Esfera, empresa de recompensas do Santander Brasil, e Ministério da Cultura. A realização é da Del Claro Produções e da Firma de Teatro.
Em 2022, o espetáculo alcançou enorme sucesso de público e crítica no Brasil, com sessões esgotadas e oito indicações ao Prêmio Bibi Ferreira. A produção conquistou prêmios nas categorias de Melhor Direção em Musicais, para Zé Henrique de Paula, Melhor Atriz, para Andrezza Massei, e Melhor Figurino, para João Pimenta.
Dessa vez, assim como em Curitiba, o público terá oportunidade de assistir à montagem com Saulo Vasconcelos no papel-título. Saulo é um dos maiores atores de teatro musical no Brasil, notabilizado por protagonizar O Fantasma da Ópera e por participar do elenco de clássicos como Les Misérables, A Bela e a Fera, A Noviça Rebelde, Cats, O Homem de La Mancha e Priscilla, a Rainha do Deserto. “É a realização de um sonho. Após 25 anos de carreira, que vão se completar este ano, estou em um papel que sempre sonhei em fazer em uma produção oficial e profissional”, comenta Saulo.
Sweeney Todd conta com direção musical de Fernanda Maia e direção geral de Zé Henrique de Paula. A produção geral é de Adriana Del Claro. O trio é conhecido por montagens de sucesso do teatro musical brasileiro como “Chaves – Um Tributo Musical” e “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”.
Confira abaixo o elenco completo do espetáculo:
Sweeney Todd - Saulo Vasconcelos
Dona Lovett - Andrezza Massei
Tobias Ragg – Mateus Ribeiro
Juiz Turpin – Rodrigo Mercadante
Anthony – Dennis Pinheiro
Johanna – Caru Truzzi
Bedel Bamford- Gui Leal
Lucy Barker - Amanda Vicente
Adolfo Pirelli - Pedro Navarro
Ensemble –Bel Barros
Ensemble –Davi Novaes
Ensemble –Davi Tápias
Ensemble –Guilherme Gila
Ensemble –Fabiana Tolentino
Ensemble –Fred Silveira
Ensemble -Vanessa Espósito
Ensemble –Paulo Viel
Ensemble –Pedro Silveira
Sobre Sweeney Todd
O musical de Stephen Sondheim (música e letras) e Hugh Wheeler (libreto) estreou na Broadway em 1º de março de 1979. Já naquele ano, a montagem original levou oito Prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro na Broadway, incluindo os de Melhor Musical, Melhor Libreto de Musical e Melhor Trilha Sonora Original. Além disso, levou o prêmio em 11 categorias do Drama Desk Awards e recebeu certificação de Melhor Musical no Drama Critics’ Circle Award.
Diante do grande sucesso nos palcos, com montagens no mundo inteiro até hoje, a obra de Sondheim chamou a atenção do cultuado diretor de cinema Tim Burton e, em 2007, Sweeney Todd chegou às telonas. Com Johnny Depp e Helena Bonham Carter no elenco, o filme foi indicado em três categorias do Oscar e levou a estatueta de Melhor Direção de Arte. Na premiação do Globo de Ouro, o longa ganhou nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator em Comédia ou Musical (Johnny Depp), Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Helena Bonham Carter) e Melhor Diretor (Tim Burton).
Sinopse
O pacato barbeiro Benjamin Barker tinha quase tudo o que desejava. Era considerado o melhor de Londres em seu ofício e vivia um casamento feliz. O único problema é que sua esposa era cegamente desejada pelo inescrupuloso Juiz Turpin. Por esta razão, Barker foi perseguido, acusado injustamente e condenado à prisão.
Depois de fugir, acaba recebendo apoio do marinheiro Anthony para se refugiar em territórios mais tranquilos. Após 15 anos nesse exílio, o barbeiro volta à decadente capital inglesa, mas agora com um pseudônimo e muita sede de vingança. Barker agora é Sweeney Todd.
Já na cidade, Todd reencontra sua antiga barbearia, localizada à Rua Fleet. O estabelecimento agora é uma decadente loja de tortas, que pertence à Dona Lovett. Os dois se encontram e estabelecem uma relação peculiar. Com a crise em Londres e a dificuldade em se conseguir carne de qualidade para as tortas, Lovett vê a oportunidade de fazer seu negócio crescer enquanto Todd coloca seu plano macabro de vingança em prática.
Enquanto ele mata seus clientes para chegar ao Juiz Turpin, que ainda mantém sua filha Johanna prisioneira, ela faz deliciosas tortas com os restos mortais dos desafortunados clientes.
No desenrolar da história, aparece Tobias Ragg. O garoto é aprendiz de barbearia do abusivo Pirelli. Após Pirelli ser assassinado por Todd, o rapaz acaba ficando sob a tutela de Todd e Lovett.
Ficha técnica:
CRIATIVOS
Música e Letras: Stephen Sondheim
Libretto: Mark Wheeler
Direção Geral: Zé Henrique de Paula
Versão e Direção Musical: Fernanda Maia
Preparação de Elenco: Inês Aranha
Assistência de Direção e Ensemble: Davi Tápias
Assistência de Direção Musical e Preparação Vocal: Rafa Miranda
Cenografia: Zé Henrique de Paula
Assistência de Cenografia: Cesar Costa
Ilustrações: Renato Caetano
Figurino: João Pimenta
Assistência de Figurino: Dani Kina
Equipe de Figurino: Everton Monteiro (auxiliar de corte), Magna Almeida Neto (piloteira), Marcia Almeida (contramestra), Neide Brito (piloteira), Noel Alves (piloteiro) e Wesley Souza (pintura de tecidos)
Visagismo: Dhiego Durso e Feliciano San Roman (peruca Dona Lovett)
Design de Luz: Fran Barros
Design de Som: João Baracho, Fernando Akio Wada e Guilherme Ramos
MÚSICOS
Regência e piano: Fernanda Maia
Teclado: Rafa Miranda
Violino 1: Thiago Brisolla
Violino 2: Bruna Zenti
Violoncelo: Leonardo Salles
Contrabaixo: Pedro Macedo
Flauta transversal e flautim: Fábio Ferreira
Flauta e clarinete: Flávio Rubens
Oboé: André Massuia
TÉCNICA
Camareira: Larissa Elis
Perucaria e Maquiagem: Feliciano San Roman (Perucas).
Assistência e Operação de Iluminação: Tulio Pezzoni
Operação de som: Guilherme Ramos
Microfonista: Káthia Akemi
Direção de Palco: Diego Machado
Assistência de Direção de Palco: Matheus França
Contrarregra: Leo Magrão
Cenotécnica: All Arte Cenografia (cortinas e cadeira da barbearia), Armazém, Cenográfico (forno e moedor de carne), Ateliê Thiago Audrá (tortas cênicas), Fabin, Cenografia (pintura de arte), T.C. Cine Cenografia (montagem)
PRODUÇÃO
Produção Geral: Del Claro Produções
Gerente de Produção: Douglas Costta
Produção Executiva: Laura Sciulli
Assistente de Produção: Renato Braz
Financeiro / Administrativo: Pedro Donadio
Diretora Comercial: Simone Carneiro
Criação e Direção de Arte: Gustavo Perrella
Assessoria de Imprensa: Agência Taga e Augusto Tortato
Redes Sociais: Felipe Guimarães
Fotografia: Ale Catan e Stephan Solon
Realização: Del Claro Produções e Firma de Teatro
Sobre Stephen Sondheim:
Stephen Joshua Sondheim foi um compositor e letrista norte-americano. Descrito pelo The New York Times como "o maior, e talvez o mais conhecido, artista do teatro musical americano". Ganhou diversos prêmios, entre eles diversos Tony Awards (seis, mais do que qualquer outro compositor), muitos Grammy Awards, um Prêmio Pulitzer de Teatro, e o Oscar de Melhor Canção Original por Sooner Or Later, interpretada por Madonna, no filme Dick Tracy (1990). Entre suas obras mais famosas, encontram-se A Funny Thing Happened on the Way to the Forum, Company, A Little Night Music, Follies, Sweeney Todd, Into the Woods, Send in the Clowns e Sunday in the Park with George, bem como letras para West Side Story e Gypsy.
Sobre Hugh Wheeler:
Hugh Callingham Wheeler foi um romancista, roteirista, libretista, poeta e tradutor britânico. Residiu nos Estados Unidos de 1934 até a data de sua morte, em 26 de julho de 1987. Wheeler foi o autor e coautor de muitos romances e contos de mistério. Em 1963, sua coleção The Ordeal of Mrs. Snow (1961), recebeu um prêmio especial Edgar Allan Poe na Mystery Writers of America.
Foi ganhador do Tony e do Drama Desk três vezes na categoria Melhor Libreto de Musical com os espetáculos A Little Night Music, Candide e Sweeney Todd.
Siga Sweeney Todd nas redes sociais: www.instagram.com/sweeneytoddbrasil
Sobre a Del Claro Produções:
Parte do Grupo Live, a Del Claro Produções realiza grandes e premiados espetáculos. Já em seu primeiro ano de existência, a promotora de eventos – fundada por Adriana Del Claro – realizou o musical “Carrossel”, baseado na novela infanto-juvenil de grande sucesso do SBT, e que repetiu o feito nos palcos. Em 2018, a empresa chegou pela primeira vez ao 033 Rooftop do Teatro Santander, com a temporada de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, espetáculo imersivo da Broadway. O espetáculo “Chaves - um tributo musical” não ficou atrás em qualidade e levou diversos prêmios, entre eles o de Melhor Musical Brasileiro (Bibi Ferreira) e o Melhor Espetáculo de Humor de São Paulo (Prêmio do Humor – Fabio Porchat). A Del Claro Produções ainda criou e realizou edições de “Jingle Bus”, um projeto social com músicas natalinas. Em 2022, a empresa realizou a adaptação brasileira do musical Sweeney Todd e, em 2023, Bonnie & Clyde. A Del Claro Produções busca inovar e trazer conteúdos inusitados, que cativam o público pela surpresa e cuidado em cada detalhe.
Sobre a Firma de Teatro:
A Firma de Teatro é uma produtora sediada em São Paulo desde 2005 e dirigida por Zé Henrique de Paula. Produziu a grande maioria dos espetáculos do Núcleo Experimental, entre eles: "Cândida", "As Troianas - Vozes da Guerra", "No coração do mundo", "Bichado", "Ou você poderia me beijar", "Preto no branco", "Urinal, o musical", "Lembro todo dia de você", "Senhor das moscas", "1984", entre outros.
Sobre a Esfera
A Esfera é o programa de recompensas do Santander Brasil. Atua com pontos e descontos para comprar, viajar e curtir. Tem mais de 200 parcerias, permitindo que todas as pessoas possam se cadastrar de forma gratuita para acumular pontos, resgatar e ganhar descontos. A Esfera reconhece a importância de preservar e promover o fomento da cultura e por isso, tem um compromisso em apoiar eventos culturais significativos.
Sobre o Teatro Santander
O Teatro Santander abriu as cortinas em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador. É o primeiro espaço no Brasil que possui o sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do ambiente em questão de minutos. A casa, localizada no Complexo JK Iguatemi, foi recém-eleita como a preferida dos paulistanos entre os teatros, na premiação Os Mais Amados de SP, da revista Veja São Paulo.
Pelo palco do Teatro Santander já passaram musicais como: We Will Rock You, My Fair Lady, Alegria, Alegria, Cantando na Chuva, Se meu apartamento falasse, A Pequena Sereia, Annie: O Musical, Sunset Boulevard, Escola do Rock, Turma da Mônica, O Som e a Sílaba, Donna Summer e Chicago.
O Teatro Santander também já recebeu diversos shows, espetáculos de dança e concertos eruditos e populares, além de eventos corporativos importantes, desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidades de mudanças na configuração. O ambiente dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.
Sobre o JK Iguatemi
Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.
SERVIÇO
SWEENEY TODD – O CRUEL BARBEIRO DA RUA FLEET
Sessões: CURTA TEMPORADA
Temporada de 09/01/2025 a 26/01/2025
Quintas: 20h00
Sextas: 20h00
Sábados: 16h00 e 20h00
Domingos: 16h00 e 20h00
Local: Teatro Santander
Endereço: Complexo JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Capacidade: 1.084 pessoas
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 120 minutos (com intervalo de 15 minutos)
Gênero: Teatro Musical
Ingressos: de R$ 21,18 a R$ 300,00
Bilheteria online (com taxa de conveniência): https://bileto.sympla.com.br/event/98254/d/278337
Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.
Descontos
50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.
30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER - Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.
Press release by Agência TAGA
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital e CareUp
Comentários
Postar um comentário