Fundação Stickel lança 2ª edição do concurso de cartazes POSTER CONTEST

O Poster Contest veio para revitalizar o tradicional concurso de cartazes, destacando o impacto desta mídia como forma de arte e meio eficaz de comunicação visual. Este concurso conta com a orientação e expertise de dois nomes de destaque: Carlos Perrone, curador do concurso, e Fernando Stickel, diretor presidente da Fundação Stickel e responsável pela direção artística deste projeto. Juntos, oferecem uma combinação de curadoria refinada e direção criativa que proporciona aos participantes uma oportunidade enriquecedora para suas carreiras.

Poster Contest - Créditos divulgação


As inscrições on-line para a 2ª edição do Poster Contest já estão abertas e seguem até dia 10 de outubro no site da Fundação Stickel. Com o tema CIDADES, o concurso segue voltado a profissionais e estudantes de Design Gráfico, além de alunos dos cursos realizados pela Fundação Stickel: "A Imagem Gráfica: entender o que vemos, saber o que fazemos"; "Imaginação: Cultura e Imagem Gráfica" e "Arte na Rua: Cartazes Sociais", todos ministrados pelo designer gráfico, arquiteto e professor Carlos Perrone.

O STICKEL POSTER CONTEST 2 culmina com a escolha do melhor cartaz pelo júri especialmente reunido, que inclui o tipógrafo, designer e artista gráfico Marcos Mello; a artista plástica, designer e curadora Marisa Ota, e a professora Patrícia Fonseca. O cartaz vencedor receberá o prêmio cartaz-aquisição no valor de R$ 5.000,00. Além da premiação, participará da mostra de design gráfico a ser montada no Espaço Fundação Stickel ao lado dos cartazes que se destacarem no concurso. A exposição será aberta ao público em 01 de fevereiro de 2025, quando será lançado o catálogo impresso da mostra.

Tanto o concurso, quanto a exposição e seu catálogo vêm prestigiar este importante meio de comunicação que é o cartaz. Fundamental para a cena cultural das metrópoles, o poster traz imagens, tipografias e caligrafias que impactam o espaço urbano, tornando públicas as linguagens visuais contemporâneas.

Desde 2004, quando o arquiteto e artista plástico Fernando Stickel assumiu a instituição criada pelos seus pais, a Fundação Stickel ganhou um novo foco: a Arte. Arte se tornou eixo das inúmeras ações de impacto social que realiza. E, desde então, vem transformando vidas por meio de cursos, oficinas, exposições e publicações. Ao lado de artes visuais, fotografia, audiovisual, moda, música e design, o concurso para criação de projetos gráficos de cartazes não só se inseriu às atividades de celebração dos 70 anos da Fundação Stickel, em 2024, como agregou designers extremamente criativos e empolgados com esta chance refinar e mostrar o seu trabalho. 


STICKEL POSTER CONTEST 2


INSCRIÇÕES ABERTAS de 12 de setembro a 10 de outubro no link:

https://www.fundacaostickel.org.br/postercontest


CRONOGRAMA 2024

12 setembro

abertura das inscrições


10 outubro

encerramento das inscrições


11 outubro

divulgação do nome de todos os inscritos


18 outubro

workshop com o curador (presencial e on-line)


19 a 4 novembro

período para recebimento dos layouts


5 novembro

pré-seleção dos layouts pela curadoria


6 novembro

divulgação do nome dos pré-selecionados pela curadoria


7 a 13 novembro

período técnico para refinamentos nos layouts enviados e solicitados pela curadoria


18 novembro

trabalhos do júri para seleção final dos cartazes


21 novembro

anúncio dos resultados: cartaz-aquisição premiado e destaques da mostra


1 fevereiro 2025

abertura da exposição e lançamento do catálogo


Todas as informações estão no site do concurso: clique aqui para acessar.


CONTATOS

WhatsApp 11 3083-2811

e-mail postercontest@fundacaostickel.org.br


JÚRI DO STICKEL POSTER CONTEST 2

Marcos Mello

Tipógrafo, designer e artista gráfico. Graduado em Artes Plásticas pela FAAP, pós-graduado em design gráfico (Belas Artes), mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutor em História Social pela USP. É professor da graduação em Design na ESPM e da Link School of Business. Fundador da Oficina Tipográfica São Paulo desde 2000, onde trabalha para a preservação da memória gráfica brasileira e realização de projetos culturais e editoriais em parceria com instituições no Brasil e exterior. Há 25 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress que são referência nessa área. É também sócio da Letterpress Brasil, ateliê voltado à criação e produção de projetos personalizados que exploram o viés artístico e tradicional da tipografia. Participa como artista convidado de diversas exposições no Brasil e exterior, difundindo a linguagem tipográfica como expressão de arte.


Marisa Ota

Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e tem uma carreira notável no campo do design e curadoria. Fundadora da loja Zona D, referência no design, idealizou e gerenciou importantes feiras e eventos, como a feira Paralela e o Circuito Craft Design. Atuou como curadora de diversas exposições, incluindo a "500 anos do Design Brasileiro" na Pinacoteca de São Paulo, e a exposição "Eternos Tesouros do Japão" no MASP. Com ampla experiência em projetos gráficos, produções e montagens de exposições, Marisa também contribuiu com a comercialização de projetos como o Design Solidário. Além de gerenciar a produção da Nara Ota Design, é curadora e gerente da loja It Design no Instituto Tomie Ohtake há mais de 15 anos, onde promove regularmente exposições temáticas. Ela também integrou júris em prêmios importantes, como o MCB e o IDEA Brasil, e representou o Brasil em diversas edições do MICA na Argentina.


Patrícia Fonseca

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (2014). Mestre em Textiles Design for Fashion - Central Saint Martins School of Art and Design, Londres (1990). Graduada em Bacharelado em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1986). Co-curadora da exposição “Design Aerodinâmico, Metáfora do Futuro”, apresentada no Museu da Casa Brasileira em 2018. Atualmente é professora do Centro Universitário Armando Álvares Penteado e professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sua área de pesquisa e experiência é a interdisciplinaridade entre moda, arte e design contemporâneos. Autora do livro "Os caminhos do sistema da Moda: diálogos com a arte e seus disfarces" (ed. Liberars, 2017).


Carlos Perrone – curador

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie. Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista. Professor da disciplina de Linguagem na Faculdade de Arquitetura da PUCCAMP Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desenho Industrial da Universidade Mackenzie. História da Arte e do Design e Projeto Gráfico no bacharelado em Design e Coordenação do curso de Pós- graduação Especialização em Design Gráfico FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Professor dos cursos Imagem Gráfica, Imaginação e Arte na Rua na Fundação Stickel. Sócio-diretor de DESENHOLÓGICO Consultoria em Comunicação e Design.


Fernando Stickel - diretor artístico

Arquiteto, artista plástico e fotógrafo, formado pela FAU-USP em 1973, com MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/CEATS, concluído em 2009. Desde 2004, preside a Fundação Stickel, além de ter lecionado desenho de observação por 20 anos em seu ateliê na Vila Olímpia. Especializou-se em artes em Nova York, onde viveu de 1984 a 1985 como bolsista da CAPES/FULBRIGHT. Com várias exposições individuais e coletivas em seu currículo, publicou três livros: "Clássicos" (2020), "Vila Olímpia" (2006) e "aqui tem coisa" (1999). Desde 2003, mantém o blog "aqui tem coisa".


REALIZAÇÃO: Fundação Stickel

A Fundação Stickel é uma instituição sem fins lucrativos, que desenvolve ações para despertar a curiosidade, a criatividade e o sentimento de pertencimento em jovens e adultos através de cursos gratuitos, palestras, exposições, visitas guiadas, publicação de livros e fomento a artistas. Seu lema ARTE TRANSFORMA sintetiza o propósito de transformar a sociedade brasileira através da arte, com ética, transparência e respeito aos processos de aprendizado. As jornadas de inclusão sociocultural que propicia despertam novos potenciais em indivíduos, que se tornam eles próprios agentes dessa transformação.



Press release by Fundação Stickel


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Da20 Conteúdo Digital e CareUp

Comentários