O Instituto Inhotim apresenta na SP-Arte Rotas Brasileiras uma nova edição do Programa Múltiplos Inhotim, dessa vez com litogravuras do artista mineiro Paulo Nazareth. A obra intitulada O Guarani é baseada na imagem do multiartista Benjamin de Oliveira caracterizado como o indígena Peri para a divulgação do espetáculo Os Guaranis, dirigido e estrelado por ele no início do século XX. Nascido em Pará de Minas, cidade do interior de Minas Gerais, em 1870, Benjamin de Oliveira fez parte da primeira geração de alforriados de sua família.
Parte de Esconjuro (2024), de Paulo Nazareth, na Galeria Praça do Inhotim. Foto Ana Clara Martins |
Partindo das relações entre história, território e deslocamentos, Paulo Nazareth inaugurou no Inhotim, em abril deste ano, a exposição Esconjuro (2024). A Galeria Praça e outros pontos do Inhotim estão ocupados pelo artista ao longo de 18 meses, com obras que refletem práticas de exploração e disputa historicamente conhecidas no território. Com uma linguagem múltipla — de pinturas a instalações — e própria, Paulo Nazareth convoca para um outro modo de fazer, outras maneiras de negociar, planejar, construir, celebrar e colher os frutos num amplo e generoso gesto de reinvenção, em que obras são trocadas, incluídas e reposicionadas ao longo do período da exposição no parque.
O trabalho para o Programa Múltiplos, apresentado na feira, é considerado pelo próprio artista como parte da mostra Esconjuro no Inhotim. As 100 litogravuras criadas por Paulo Nazareth representam um marco significativo na colaboração contínua entre o artista e a instituição. “Esta série dos Múltiplos não apenas amplia a prática artística de Nazareth, mas também redefine as fronteiras tradicionais da exposição, transcendendo os espaços convencionais de galerias e jardins de museus. Ao ser integrado como parte essencial da mostra, o trabalho não é apenas um produto derivado, mas uma manifestação autêntica da expansão artística e da reinvenção institucional provocada pelo artista e equipes do Inhotim”, reflete Beatriz Lemos, curadora coordenadora do Inhotim.
A ação é consonante ao desejo da instituição em fomentar o colecionismo, incentivar a produção artística e apoiar as atividades do Instituto. A SP-Arte Rotas Brasileiras acontece de 28 de agosto a 01 de setembro (quarta-feira a domingo), em São Paulo. Com tiragem limitada de obras, cada Múltiplo custa R$ 2.000,00. No entanto, na estreia na feira as pessoas interessadas podem adquirir a peça com 10% de desconto. Nesta edição, parte dos lucros serão destinados à Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Programa Múltiplos Inhotim contribui diretamente para a sustentabilidade da instituição incentivando a produção artística contemporânea, já que os recursos arrecadados são destinados para a programação e manutenção do museu e jardim botânico. Os Múltiplos podem ser adquiridos também pelo telefone (31) 97115-2751.
SERVIÇO
SP-Arte Rotas Brasileiras
Data: 28 agosto a 01 setembro de 2024
Localização: ARCA (Av. Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, São Paulo)
Horários abertos ao público geral: 29–31 agosto: das 12h às 20h; 01 setembro: das 12h às 19h
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Fazenda Futuro e Da20 Conteúdo Digital e CareUp
Comentários
Postar um comentário