No ano em que completaria 85 anos de vida (30 de julho de 2024), tendo partido em 2022, o renomado cineasta americano Peter Bogdanovich é homenageado em retrospectiva inédita na Cidade Maravilhosa, entre 23 de julho e 4 de agosto, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Considerado um dos mais influentes diretores da chamada Nova Hollywood, Bogdanovich será revisitado em 13 longas-metragens. A mostra traz também debate e uma masterclass. Dentro da programação, haverá sessão especial de acessibilidade com o filme ‘Marcas do destino’, com audiodescrição e legenda descritiva. A entrada é gratuita. Informações detalhadas sobre a mostra e a programação estão no site https://www.caixacultural.gov.br.
Peter Bogdanovich |
Sob curadoria do professor de cinema da PUC-Rio Pedro Henrique Ferreira, a mostra põe uma lupa sobre o trabalho do realizador americano, um visionário do cinema que aperfeiçoou a arte de olhar para o passado e o futuro ao mesmo tempo. “A mostra é uma homenagem a este grande cineasta, cujas obras, muitas vezes menos conhecidas por aqui, são fundamentais para a compreensão do cinema americano das décadas de 1960 e 1970. Esta é uma oportunidade para o público brasileiro conhecer mais sobre a vasta e rica contribuição de Bogdanovich ao cinema mundial”, explica Pedro.
ATIVIDADES PARALELAS
Masterclass: Uma Análise de Estilo — O Cinema de Bogdanovich, com Hernani Heffner
Quinta-Feira, 25 de julho
18h — Masterclass: Uma Análise de Estilo — O Cinema de Peter Bogdanovich
A Masterclass com Hernani Heffner (diretor da Cinemateca do MAM) promoverá uma imersão no trabalho de Bogdanovich como diretor de cinema, acompanhando sua trajetória cinematográfica e empreendendo uma análise do seu lugar na historiografia, sob o ponto de vista estético, temático e filosófico.
Debate: As Mil Faces de Bogdanovich, com Pablo Gonçalo e Pedro Butcher
Sábado, 27 de julho
17h30 — Debate: As Mil Faces de Bogdanovich
Com o jornalista e pesquisador Pedro Butcher e o escritor e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Pablo Gonçalo.
O debate irá se debruçar sobre as múltiplas atuações de Bogdanovich na atividade cinematográfica, que extrapolam os filmes que dirigiu, indo do seu trabalho como crítico nas revistas Cahiers du Cinéma, Film Culture e outros veículos, passando pelos seus esforços intelectuais como curador nas retrospectivas que empreendeu no MoMA, em Nova York, e as publicações/pesquisas sobre outros cineastas (Orson Welles, Howard Hawks, John Ford, Buster Keaton, etc.), até sua formação como ator, sob a tutela da escola de Stella Adler e os trabalhos e personagens que encarnou ao longo de sua trajetória.
Bate-Papos após Sessões
Quinta-feira, 1º de agosto
17h — Após a sessão de O tatuado, com o curador Pedro Henrique Ferreira
Domingo, 4 de agosto
15h10 — Após a sessão de Lua de papel, com a Prof. Lúcia Monteiro (UFF-RJ)
Sessão Acessibilidade: ‘Marcas do Destino’, com Cher, Sam Elliott, Eric Stoltz e Estelle Getty - (foto: Divulgação)
Sessão Acessibilidade
Quarta-feira, 31 de julho
14h — Marcas do destino, com audiodescrição e legenda descritiva
SERVIÇO
Mostra Peter Bogdanovich — Uma Vida para o Cinema
Data: 23 de julho a 4 de agosto
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro — Unidade Passeio — Rua do Passeio, 38 — Centro, Rio de Janeiro/RJ
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Horários da bilheteria: terça a sábado, 13h às 19h; domingos e feriados, 13h às 17h
Retirada de ingressos: a partir de 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019
Press release by Caixa Cultural
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Fazenda Futuro e Da20 Conteúdo Digital e CareUp
Comentários
Postar um comentário