Teatro Oficina: Vozes Humanas por Vera Barreto Leite Valdez

Vera Barreto Leite Valdez são duas em uma. Usando o sobrenome português do pai, Vera Valdez era como se fazia chamar quando atuava como modelo na Europa. Aos 15 anos, sem ao menos falar francês, já era uma das manequins de Elsa Schiaparelli. Depois, fez parte do elenco de Christian Dior: “Costureiro espetacular, abriu a moda para o mundo”. 

Vera Valdez - Bazaar - outubro-2018

Por fim, em 1954, aos 17 anos, aterrissou na Maison Chanel: “Coco Chanel era fantástica, fazia roupas pensando em engrandecer e empoderar. O exemplo dela de feminismo é atualíssimo. Desenhava para uma mulher dinâmica e sempre repetia: 'Quero ver minha moda na rua.'” Apreciações de Vera sobre esses ícones da moda do século XX.

A segunda Vera assina Barreto Leite, sobrenome de tradicional família carioca que ela adotou ao se tornar atriz. Há 40 anos faz parte do elenco do Teatro Oficina, templo do teatro brasileiro fundado e dirigido pelo grande encenador Zé Celso Martinez Corrêa, até seu falecimento em 2023. “Um gênio”, atesta. “Sempre trabalhei com gênios, e eles são tão difíceis quanto fascinantes. Extraordinários, maravilhosos, te levam à pura paixão e ao puro ódio”, arremata Vera A segunda Vera assina Barreto Leite, sobrenome de tradicional família carioca que ela adotou ao se tornar atriz.

Há 40 anos faz parte do elenco do Teatro Oficina, templo do teatro brasileiro fundado e dirigido pelo grande encenador Zé Celso Martinez Corrêa, até seu falecimento em 2023. “Um gênio”, atesta. “Sempre trabalhei com gênios, e eles são tão difíceis quanto fascinantes. Extraordinários, maravilhosos, te levam à pura paixão e ao puro ódio”, arremata Vera 

No dia 27 de Maio de 2024, Vera faz 88 anos e vai comemorar seu aniversário no Teatro Oficina protagonizando a peça VOZES HUMANAS inspirada no texto de Jean Cocteau A VOZ HUMANA. A peça tem direção de Marcelo Drummond e Aury Porto e conta com participações especiais de Mariana de Moraes, Camila Mota, Joana Medeiros, Sylvia Prado e Aury Porto.

Esse trabalho cênico é inspirado e gestado a partir dos encontros artísticos e pessoais que o Teatro Oficina tem proporcionado ao longo de seus 65 anos de existência e re-existência criativa. A vida, a carreira e a personalidade de Vera Valdez Barreto Leite se entrelaçam com elementos estéticos próprios do Teatro Oficina. E assim a encenação de VOZES HUMANAS está nascendo


Ingressos aqui


Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Selma Summher, Fazenda Futuro e Da20 Conteúdo Digital.

Comentários