"Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza." (Ailton Krenak)
“Bongas – Os Defensores da Natureza”, espetáculo teatral infantojuvenil inédito da Blabonga Cia Teatral, pretende jogar luz sobre a urgência e importância da preservação do planeta Terra. Através de brincadeiras do universo infantil e músicas autorais, a peça trata do tema de forma leve e divertida, sem se distanciar da sua mensagem principal: somos todos parte do ecossistema terrestre e fundamentais na sua regeneração.
Bongas, foto Tharsila Di Britto |
Entendendo que a infância e a juventude são a fase ideal para formar hábitos que serão levados para a vida toda, a companhia aposta na educação e na arte para dialogar não só com as crianças, mas também com os adultos que com elas convivem.
“Eu quero sempre mudar o mundo. Acho que foi por isso que me tornei artista, por acreditar que é através da arte a melhor forma de fazer isso. E de todas as mudanças que quero para o mundo, proteger a natureza e cuidar do planeta é a número um. Nosso espetáculo fala sobre isso, de como precisamos que todos façam desse cuidado a sua prioridade. A mudança começa com um simples gesto. Quem sabe, assistindo a uma peça de teatro.”, provoca o autor e diretor, Davi Porto.
SINOPSE
Aurora (Dominique Castro), Gaia (Isabele Riccart), Pingo (Victor Grimoni) e Faísca (Leandro Moura) são os Bongas, seres fantásticos que habitam a floresta cuidando da fauna, da flora e de todos os elementos da natureza. Num dado momento, eles recebem um aviso sobre um possível colapso do planeta, e precisam se aliar aos terríveis Morks, seres da destruição, numa tentativa de frear este movimento e salvar a Terra e seus habitantes. Nessa missão, aproximam-se de um deles (Felippe Fonseca) - será que conseguirão resolver suas desavenças para salvar o planeta?
OS PERSONAGENS – OS BONGAS
Aurora - não fala nada, é sempre serena e brincalhona. Carrega as sementes pelos ventos.
Gaia - ama dar abraços, beijos e quer sempre estar por perto. É responsável por abraçar todas as sementes.
Pingo - o mais sábio do grupo. É responsável por alimentar todos os seres.
Faísca – o mais extrovertido. Mantém todos os seres quentinhos e está sempre em busca de uma brincadeira.
UMA MONTAGEM SUSTENTÁVEL
Com uma produção pautada em conceitos de Lixo Zero, a peça tem cenário e figurinos confeccionados a partir de materiais reciclados, entre outras alternativas de menor impacto ambiental.
O Projeto foi selecionado no Edital de Apoio ao Teatro - Evoé! RJ da SECEC-RJ com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O PLANETA TERRA
Segundo a Global Footprint Network, o planeta Terra entrou em déficit de recursos naturais em 1970. Desde então, a humanidade vem consumindo anualmente mais recursos do que a o planeta é capaz de regenerar. A cada ano, o Dia de Sobrecarga da Terra chega cada vez mais cedo. O marco de 2023 foi no dia 02 de agosto, o que representa, na prática, que pouco depois da metade do ano já havia sido consumido todo recurso terrestre de um ano inteiro e que seriam necessários cerca de 1,7 planetas Terra para suprir o atual estilo de vida da humanidade.
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Davi Porto
Elenco / Personagem:
Dominique Castro / Aurora
Felippe Fonseca / Mork
Isabele Riccart / Gaia
Leandro Moura / Faísca
Victor Grimoni / Pingo
Direção de Movimento: Michele Cosendey
Figurino: Anna Limazzi
Cenografia: Layse Medeiros
Trilha Sonora: Davi Porto e Tibor Fittel
Iluminação: Adriana Milhomem
Preparação Corporal: Michele Cosendey
Preparação Vocal: Isabela Vieira
Preparação Acrobática: Tarso Vicente
Visagismo: Lucas Raibolt
Ilustração: Lucas Lino
Fotos: Tharsila Di Britto
Direção de Produção: Dominique Castro
Produção Executiva: Brian Monteiro
Produção: Ira Rabello e Thiago Cardoso
Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Agere Produções e Blabonga Produções Artísticas, através da Lei Paulo Gustavo
BLABONGA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
A Blabonga Produções Artísticas, criada como uma companhia teatral em 2017, hoje é também uma produtora multiartística, que vem desenvolvendo sua própria pesquisa de linguagem. A sede é situada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde também vivem seus idealizadores e maior parte de seus colaboradores.
Blabonga Cia. Teatral participou de festivais de teatro do estado do Rio de Janeiro com a esquete Ensaio Sobre a Vida, conquistando prêmios de Melhor Esquete, Melhor Texto Original e Melhor Ator nos anos de 2018 e 2019, além de indicação em outras categorias. Em 2020, a Blabonga realizou a leitura dramatizada do IX Concurso Jovens Dramaturgos, selecionada pela curadoria do Espaço Cultural Escola SESC, realizador do concurso.
Em 2022, a Blabonga foi contemplada com o prêmio “Retomada Cultural 2” pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e produziu o piloto de série Independência ou Morte, lançado em maio de 2023.
AGERE PRODUÇÕES
A Agere Produções nasceu em 2021 como um braço da Blabonga. Agere, do latim, traz em seu significado tanto a origem teatral de seus idealizadores, quanto o desejo de movimento, de agir e andar para frente.
Em 2023, a Agere Produções foi contemplada nos editais de Apoio ao Teatro - Evoé RJ e Apoio à Arte-educação - Fazendo Arte RJ, da SECEC-RJ, e Viva o Talento, da SMC Rio, todos a serem realizados em 2024 pela Lei Paulo Gustavo.
Ainda em 2024, a Agere e a Blabonga Produções Artísticas realizarão a primeira edição esperado “FESTEJA: Festival de Teatro de Jacarepaguá - Prêmio Cico Caseira”, em homenagem ao ator Cico Caseira, cria d’O Tablado, que sonhava tornar Jacarepaguá um polo cultural carioca.
Serviço:
ESTREIA: 03 de maio (6ªf) às 15h
ONDE: Imperator - Centro Cultural João Nogueira
Rua Dias da Cruz, 170 - Méier / RJ
APRESENTAÇÕES ÚNICAS E GRATUITAS
DIAS E HORÁRIOS: 6ªf (dia 03) às 15h; sábado e domingo (dias 04 e 05) às 11h e às 16h
RETIRADA INGRESSOS: na bilheteria a partir de 1 hora antes de cada sessão / RETIRADA ONLINE: https://www.sympla.com.br/bongas---os-defensores-da-natureza__2413087 / CAPACIDADE: 450 espectadores / DURAÇÃO: 60 min / GÊNERO: infantojuvenil / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre e recomendada para a partir de 6 anos
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Mercado Diferente, Selma Summher, Fazenda Futuro e Da20 Conteúdo Digital.
Comentários
Postar um comentário