Programação Instituto Tomie Ohtake | Fevereiro 2024

Fevereiro vem cheio de grandes emoções. Durante este mês, iremos preparar três mostras extremamente emblemáticas para abrir no início de março. Confira o que vem por aí: “Maria Lira Marques - Roda dos bichos”, trazendo a primeira exposição dedicada à produção da artista mineira; “Diásporas Asiáticas”, que reúne três exposições de artistas migrantes da China, da Coreia do Sul e do Japão: “Hee Sub Ahn – O Caminho”, “Chen Kong Fang – O refúgio” e “Tocar a Terra: cerâmica contemporânea nipo-brasileira”; e “Água Pantanal Fogo”, com trabalhos de dois dos mais importantes fotógrafos documentaristas do Brasil: Luciano Candisani e Lalo de Almeida. Fevereiro também é a sua última chance para conferir a mostra “Yente Del Prete: Vida venturosa” e “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” que, no final deste mês, inaugura sua itinerância, aportando no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. Fique atento aos nossos horários de funcionamento durante o Carnaval, e aproveite o melhor que este mês tem para você!

Maria Lira Marques | Sem título, 2021. Pigmentos naturais sobre papel. Cortesia Gomide&Co. Foto: Ding Musa.


EXPOSIÇÕES

Chen Kong Fang | Sem título, 1982. Óleo sobre tela. Coleção particular, São Paulo. Foto: Sergio Guerini.

Diásporas Asiáticas

Em março, vamos inaugurar o programa Diásporas Asiáticas, composto por três exposições de artistas migrantes da China, da Coreia do Sul e do Japão. A trajetória desses artistas conjugam de forma singular a história de suas comunidades, que também fazem parte da história de nosso país. “Hee Sub Ahn – O Caminho”, com curadoria de Catalina Bergues e Julia Cavazzini, é a primeira exposição individual no Brasil da artista coreano-brasileira Hee Sub Ahn (Seul, Coreia do Sul, 1940), que há 50 anos produz seus trabalhos com persistência e tenacidade no bairro do Bom Retiro, onde ela e sua família foram um dos principais articuladores da comunidade coreana. “Chen Kong Fang – O refúgio”, com curadoria de Paulo Miyada e Yudi Rafael, e patrocínio da CTG Brasil, é a primeira grande mostra individual do artista sino-brasileiro Chen Kong Fang (Tung Cheng, China 1931 - São Paulo SP 2012) e ressalta o repertório artístico único do artista. Já a mostra “Tocar a Terra: cerâmica contemporânea nipo-brasileira”, tem como curadora Rachel Hoshino e curadora assistente Ana Roman, e reúne o trabalho de 15 ceramistas radicados no Brasil cujas técnicas, estética e pesquisa artística estão enraizadas no Japão. 

Abertura em 2 de março

Em breve, mais informações no site


Maria Lira

“Maria Lira Marques - Roda dos bichos" é a primeira exposição institucional em São Paulo dedicada à artista mineira Maria Lira Marques. A mostra tem Paulo Miyada como curador e Sabrina Fontenele como curadora assistente. Com formação autodidata, ela desenvolve uma produção singular na cerâmica e na pintura, com boa parte de seus trabalhos ainda inéditos no circuito das artes. Homenageando os saberes locais de sua origem no Vale do Jequitinhonha e a sua ancestralidade, Maria Lira desenvolveu uma linguagem e um imaginário únicos, que se manifestam em pinturas com pigmentos naturais, revelando um universo de paisagens e seres imaginários a serem descobertos. Essa mostra conta com o patrocínio da Dasa, Oliver Wyman, Instituto Syn e Tietê Plaza.

Abertura em 2 de março

Em breve, mais informações no site


Máscaras e Flôrs

Além de artista super talentosa em múltiplas linguagens, Tomie também era uma pessoa pública muito influente. Da capa da Vogue em 1975, que trazia ilustrações de sua autoria, a matérias em revistas de diversos segmentos, a artista foi se tornando uma espécie de embaixadora das artes e da cultura, sempre reunindo artistas em sua casa para compartilhar histórias e experiências. Seu carisma era tão grande que, em 1968, foi escolhida para receber a Rainha Elizabeth II na inauguração da sede atual do MASP. Impressionante, não? Venha conferir tudo isso e muito mais aqui na exposição “Máscaras e Flôrs: os papéis de Tomie Ohtake”. Esperamos você! Essa exposição conta com o patrocínio da BCG na Cota Bronze e Verde Asset na Cota Apoio. Imagem: Tomie Ohtake, Ilustração para a capa da Revista Vogue de 1975.

Até 5 de maio de 2024 

Mais informações AQUI


Yente Del Prete

Essa é a sua última chance para conferir “Yente Del Prete: Vida venturosa”, que fica em cartaz até 18 de fevereiro. Segundo a curadora María Amalia García, “a transição entre figuração e abstração foi uma constante no casal, abrangendo vários estilos (cubismo, surrealismo, abstração, expressionismo, entre outros), bem como uma marcada experimentação, tanto com materiais de arte (suportes diversos, têmperas, tintas, tintas a óleo trabalhadas com pincel e espátula; extensos empastamentos e gotejamentos), além de uma vasta gama de elementos de bricolagem e materiais descartados”. Venha conferir tudo isso! A mostra conta com o patrocínio do J.P. Morgan na cota prata, Consulado-Geral da República Argentina em São Paulo, Globant e La Serenissima na cota apoio, e realização do Instituto Tomie Ohtake por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Brasil, União e reconstrução, Governo Federal. Imagem: Yente Del Prete. Donne nella Basilica. Serie turistas en Italia, 1967.

Até 18 de fevereiro

Saiba mais AQUI


Água Pantanal Fogo

No princípio de março, abriremos a mostra “Água Pantanal Fogo”, com curadoria de Eder Chiodetto e que reúne o trabalho de dois dos mais importantes fotógrafos documentaristas em atividade no Brasil: Luciano Candisani e Lalo de Almeida, apresentando trabalhos de seus projetos que têm como foco a região do Pantanal Matogrossense, a maior planície alagável do planeta e, por isso, uma área que congrega uma das mais vastas biovidersidades existentes na Terra e que segue constantemente ameaçada pelo fogo e pela ganância especulativa do agronegócio e da pecuária extensiva. Prepare-se para essa exposição que promete! Essa mostra tem o patrocínio de Itaú e CSN.

Abertura em 9 de março

Em breve, mais informações no site


Amazônia - Itinerância

O primeiro final de semana de fevereiro é o último para conferir a exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, aqui no Instituto. Entretanto, no final do mês, a mostra abre na cidade do Rio de Janeiro, em sua itinerância, aportando no Centro Cultural Banco do Brasil. Se você está na região, aproveite a oportunidade para conferir algumas das belas imagens registradas durante as viagens realizadas por Hiromi Nagakura e Ailton Krenak às aldeias e comunidades indígenas brasileiras. A mostra tem curadoria de Ailton Krenak e curadoria adjunta de Priscyla Gomes, Angela Pappiani e Eliza Otsuka. A exposição no Instituto Tomie Ohtake é patrocinada pelo Bradesco na Cota Apresenta, Meta na Cota Prata e BCG na Cota Bronze. 

Até 4 de fevereiro no Instituto Tomie Ohtake


Abertura em 29 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil - RJ


TEATRO

Lu Grimaldi no espetáculo Pundonor | Foto: Lenise Pinheiro.

Peça Pundonor

Em março, vamos estrear na sala Bravos, a peça Pundonor, premiado texto da dramaturga argentina Andrea Garrote, agora estrelado pela grande atriz Lu Grimaldi, dirigida por Bernardo Bibancos. O espetáculo, que tem patrocínio da Volkswagen, conta a história de Claudia Pérez Espinosa, professora universitária com doutorado em Sociologia que volta ao trabalho após meses de uma licença forçada. Tida como insana tanto por seus colegas quanto por seus alunos, ela retorna para uma última classe em que usará dos pensamentos de Foucault, sua especialidade, para provar que a loucura talvez seja a mais sã das ideias.

Estreia em 2 de março

Em breve, mais informações no site


FUNCIONAMENTO

Carnaval

Em fevereiro tem carnaval e nós também vamos aproveitar as festividades momescas para fazer uma pausinha e recarregar as baterias, porque a segunda metade de fevereiro promete! Assim, estaremos fechados entre os dias 9 e 14 de fevereiro, de sexta a quarta-feira, voltando a funcionar normalmente a partir da quinta-feira, 15 de fevereiro, das 11h às 19h. Desejamos a todos uma ótima folia ou um merecido descanso!


APOIE O INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Programa Amigos

O Programa de Amigos do Instituto Tomie Ohtake tem o objetivo de aproximar você de um dos espaços de arte mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Além de apoiar, você fará parte de uma comunidade conectada à arte, contará com benefícios especiais e experiências únicas para um conhecimento ampliado sobre cultura, arquitetura e design. São seis categorias de apoio, contribuindo com novas exposições, programas educativos, orçamento anual e manutenção do Instituto. Apoie!

Faça parte AQUI




Via press release




Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Mercado Diferente, Selma Summher, Fazenda Futuro e Da20 Conteúdo Digital.

Comentários