Cia. Teatro de Máscaras comemora 35 anos estreando a comédia ZUM OU ZOIS

A Cia Teatro de Máscaras celebra seus 35 anos de atividades com a comédia ZUM OU ZOIS, que estreou pela primeira vez em 1979, cativando o público com seu ágil jogo cênico de improviso e interação com a plateia. Na versão atual, a dramaturgia é de Carlos Meceni, José Mauro Padovani e Décio Pinto, e a direção de Carlos Meceni e Nina Sprovieri. No elenco, Mário Vieira e Raul Tolledo. Esta montagem homenageia José Mauro Padovani, já falecido, autor e ator da primeira montagem, de 1979.

Cia. Teatro de Máscaras comemora 35 anos estreando a comédia ZUM OU ZOIS


O ABSURDO DO COTIDIANO 

Retratando situações que todos conhecemos bem, ZUM OU ZOIS abrange variadas faixas de idade. As ‘gags’ da dupla de atores, que bebem na fonte de Chaplin e da chanchada brasileira, exploram as contradições e os absurdos do cotidiano, jogando luz sobre a impotência a que está submetido o habitante das grandes metrópoles. 


SINOPSE

Nove quadros independentes retratam situações familiares ao público - desde a chegada de um técnico para instalação de um modem ao diálogo entre um transeunte e um morador de rua, passando pelas agruras de dois atores em crise criativa no ensaio, ou por um simples café da manhã que termina no labirinto interminável de um telemarketing devido a um produto estragado.


A MONTAGEM

A encenação é estruturada numa sequência ágil de nove cenas curtas e praticamente sem diálogos. Há cenas inteiras sem texto. Os atores se valem de rápidas trocas de figurino e objetos de cena para compor cada nova ambientação.

A quarta parede é quebrada com frequência – tanto quando os atores se dirigem ao público quanto em números de plateia. 


FICHA TÉCNICA

Texto: Carlos Meceni, José Mauro Padovani e Décio Pinto

Direção: Carlos Meceni e Nina Sprovieri

Elenco: Mário Vieira e Raul Tolledo

Criação de Luz: Aurélio de Simoni

Preparação Corporal: Lídia Maria

Caricaturas: Netto

Fotografias: Dery Sprovieri

Hair Designer: Marilza Pires

Produção:  ngela Marins

Assistência de Produção: Ildinei Trindade

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação


CARLOS MECENI - diretor

Iniciou no Teatro de Arena de São Paulo, na década de 70, onde participou dos espetáculos “Arena Conta Zumbi” e “Arena Conta Tiradentes”, trabalhando com os diretores Eugenio Kusnet e Augusto Boal. Em sua trajetória, acumula mais de 100 espetáculos como ator, diretor e autor. 

Construiu três teatros na cidade de São Paulo e foi fundador da Cooperativa Paulista de Teatro. Já participou como ator em 22 filmes e 19 novelas. 

Alguns de seus trabalhos na TV foram as séries “O Mecanismo”, “Rua Augusta”, “Os Experientes 2° Temporada” e “Treze Dias Longe do Sol”. No cinema, esteve no elenco de “Arigó”, “A Cidade Aqui Dentro”, “Mare Nostrum”, “Gosto se Discute” entre outros. No teatro, atuou em “Terra Nos Olhos”, “Coriolano”, “Com quem Fica o Coração?”, “Lembrar é Resistir”, “Zum ou Zois” e “Roda Viva”.


RAUL TOLLEDO - ator

No teatro, concilia as funções de ator e diretor. Com a peça “Nossa Senhora das Flores” ganhou, em 1985, o Prêmio de Ator Revelação concedido pela APETESP. Com o espetáculo “A Ópera Do Malandro” recebeu indicação para o Prêmio de Melhor Diretor do Festival da Rio Arte. Com “O Incrível Mundo da Imaginação” recebeu o Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro Henriquieta Brieba. 

Na TV, como ator, participou de “Armação Ilimitada”, “Anos Dourados”, “Fera Radical”, “Bebê a Bordo”, “Os Adolescentes”, “Os Imigrantes”, “Ana Raio”, “Projeto 48”. No cinema, atuou em “Estrela Nua”; “Pagú”; “Ouro Negro”; “As Vidas de Chico Xavier”.


MÁRIO VIEIRA - ator

Atuou nos espetáculos “Mariana Pineda”, “A Viagem do Malandro”, “A Lira dos Vinte Anos”, “A Ira de 68”, “Fame! Sucesso aqui vou eu”. Indicado aos Prêmios de Melhor Ator do Festival de Teatro da RIOARTE do Festival de Teatro do Henriqueta Brieba. 

Há 26 anos ministra oficinas de teatro em escolas e associações, e há oito ministra a Oficina de Teatro Máscaras. É produtor do PROJETO TEATRO POPULAR, que acontece todo segundo sábado do mês na Praça Cultural do Ferreirinha, desde 2008. 


CIA. DE TEATRO MÁSCARAS – 35 ANOS

A Cia. De Teatro Máscaras foi fundada por Raul Tolledo e Mário Vieira em outubro de 1988 na Região Oceânica de Niterói, mudando-se em 2000 para Itaipuaçu, onde em desenvolvendo oficinas de teatro profissionalizantes e workshops de circo, além de encenar espetáculos em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. 

Desenvolve há 21 anos em Maricá trabalhos em parcerias com a prefeitura, associações variadas e o comércio local.


Serviço:

ESTREIA: dia 03 de novembro (6ªf), às 20h

ONDE: Teatro Candido Mendes

- Rua Joana Angélica, 63, Ipanema / RJ

HORÁRIOS: 6ª a dom, sempre às 20h / 

INGRESSOS: R$80 e R$40 (meia) / 

BILHETERIA: a partir das 14h / 

VENDAS ONLINE: www.sympla.com.br

CLASSIFICAÇÃO: livre / 

DURAÇÃO: 60 min / 

CAPACIDADE: 103 espectadores / 

ACESSIBILIDADE: sim / 

GÊNERO: comédia / 

TEMPORADA: até 15 de dezembro 






Press release by JSPontes Comunicação







Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Mercado Diferente, Selma Summher e Da20 Conteúdo Digital.








#zumouzois #teatro #cultura #arte #ciateatrodemascaras #monacultural #monaacida

Comentários