Um dos mais bem-sucedidos estúdios de animação da atualidade, a PIXAR é tema da mostra “A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE”, que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, entre os dias 04 e 30 de outubro. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, entre longas e curtas, produzidos entre 1984 e 2020. Os ingressos custarão R$10 (inteira) e R$5 (meia) e as sessões acessíveis são gratuitas.
CCBB SP EXIBE A MOSTRA “A MAGIA DOS PIXELS" DE 04 A 30 DE OUTUBRO |
Com curadoria de Fabrício Duque e Eduardo Reginato, a mostra é uma oportunidade para descobrir as obras-primas da Pixar, além de rever na tela grande alguns dos clássicos do estúdio. Faz parte da seleção o famoso curta-metragem As Aventuras de André e Wally B. (1984) realizado com produção da LucasFilm, empresa de George Lucas, e também Luxo Jr (1986), primeiro curta-metragem da Pixar, dirigido por John Lasseter e protagonizado pela luminária que se tornaria a assinatura da Pixar.
O curador Eduardo Reginato ressalta que as animações da Pixar abordam temas universais capazes de tocar crianças e adultos de qualquer idade e nacionalidade e aponta que “os desenhos da Pixar são repletos de ternura, afeto, união, beleza e redenção. Através de suas histórias as crianças e adultos não apenas se divertem, mas são convidados a refletir sobre diversos temas muito sensíveis como a solidão, a morte, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de gerações, o preconceito, o medo e o egoísmo. O público descobre que nos reflexos animados da realidade com solidariedade e amor sempre haverá um final feliz para cada história seja na tela do cinema ou na vida real”.
Criada em 1979 como uma divisão de computadores da Lucasfilm, a Pixar só virou um sucesso depois que Steve Jobs comprou o estúdio em 1986, e desde então se tornou uma das produtoras de curtas e longas de animação mais famosas e de maior sucesso das últimas décadas, como os quatro filmes da série Toy Story, lançados originalmente entre 1995 e 2019, que serão exibidos na mostra.
Já o curador Fabrício Duque relata que “um dos maiores focos da Pixar é sua preocupação em conectar seus filmes ao mundo. Desde seu início, essa questão é de suma importância, tanto que há um setor de produção internacional para lidar com isso. Os costumes, símbolos, escritas e idiomas de uma sociedade são sistematicamente estudados e incorporados às obras. Tudo porque a Pixar quer que suas obras e temas sejam universais. Além disso, os filmes da Pixar fazem sorrir e chorar, pois lembramos de sensações ingênuas e genuínas. Há um resgate de uma inocência sensorial e emocional, mas sem apelar para o sentimentalismo”.
A seleção inclui ainda longas amados por adultos e crianças, como Procurando Nemo (2003), WALL-E (2008), Up: Altas Aventuras (2009) e Divertida Mente (2015). Quanto à filmografia de curtas do estúdio, estão Tin Toy (1988), primeiro curta-metragem de animação digital a ganhar um Oscar na história do cinema, e o Jogo de Geri (1997).
Eduardo Reginato ressalta a importância da mostra nos tempos atuais e pontua que “as animações da Pixar com seus temas universais fazem crianças e adultos refletirem sobre a importância do lúdico em suas vidas. A arte, animação e afeto sempre derrotaram a violência, o ódio e o obscurantismo. Todos precisam de cor, alegria, histórias mirabolantes e esperança para fazer do mundo algo melhor. Esse é o segredo da Pixar que encanta o mundo há quase quarenta anos.”
Todos os filmes (com exceção do documentário) serão exibidos em sua versão dublada em português, permitindo acesso a todas as idades, além de sessões com acessibilidade: uma sessão com audiodescrição (Toy Story) – para acessibilidade de pessoas cegas; uma sessão com interpretação em Libras (Ratatouille) – para acessibilidade de pessoas surdas; e uma sessão azul (Vida de inseto) – para o público no espectro (TEA).
Além dos filmes, “A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE” contará com outras atividades gratuitas para o público infantil, como oficina lúdica e debate.
A mostra já passou pelo CCBB Brasília e está em cartaz também nos CCBBs do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Ao realizar este projeto, o Centro Cultural Banco do Brasil reafirma o compromisso de ampliar a conexão do brasileiro com a cultura, promovendo o acesso a produções culturais nacionais e internacionais com identificação e representatividade.
PROGRAMAÇÃO
Semana 1
04 de outubro – quarta-feira
16h - Primeiros curtas-metragens da Pixar – 21 min – Livre (Sessão gratuita)
17h - Os Incríveis – 115 min – Livre
05 de outubro – quinta-feira
17h30 – Vida de inseto
06 de outubro – sexta-feira
17h – Carros – 117 min – Livre
07 de outubro – sábado
15h – Valente – 93 min – Livre Ação cosplay
17h30 - Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
08 de outubro – domingo
14h30 – Oficina Lúdica para Crianças: Híbridos articulados – 120 min – Livre (Evento gratuito)
17h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre
09 de outubro – segunda-feira
13h30 – Toy Story – 81 min – Livre – Audiodescrição (Sessão gratuita)
17h – Carros 2 – 106 min – Livre
Semana 2
11 de outubro – quarta-feira
17h - Carros 3 – 102 min – Livre
12 de outubro – quinta-feira
15h – Toy Story 2 - 92 min – Livre Ação cosplay
17h – Toy Story 3 – 103 min – Livre
13 de outubro – sexta-feira
17h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre
14 de outubro – sábado
14h - WALL-E – 98 min – Livre
16h - Monstros S.A – 92 min – Livre
Após o filme, haverá um debate com o tema “Como acontece a Magia dos Pixels?”, com Flávia Guerra e Carlos Primati. Mediação do curador Eduardo Reginato. Entrada gratuita no debate.
15 de outubro – domingo
14h - Procurando Nemo – 100 min – Livre
16h15 – Procurando Dory – 97 min – Livre
16 de outubro – segunda-feira
17h30 – A história da Pixar – 87 min – Livre (Sessão gratuita)
Semana 3
18 de outubro – quarta-feira
14h – Ratatouille – 111 min – Livre – Interpretação em Libras
(Sessão gratuita)
17h30 - O Bom Dinossauro– 93 min – Livre
19 de outubro – quinta-feira
17h – Carros – 117 min – Livre
20 de outubro – sexta-feira
17h30 – Valente – 93 min – Livre
21 de outubro – sábado
11h – Sessão Azul: Vida de Inseto – 95 min – Livre (Sessão gratuita)
14h30 - DivertidaMente – 95 min – Livre (Sessão gratuita)
16h30 – Sessão Comentada: Toy Story – 81 min – Livre
Após o filme, haverá uma palestra com o curador Fabrício Duque.
22 de outubro – domingo
14h – Os Incríveis – 115 min – Livre
16h30 – Os Incríveis 2 – 118 min – Livre
23 de outubro – segunda-feira
15h – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
Semana 4
25 de outubro – quarta-feira
17h30 – Procurando Nemo – 100 min – Livre
26 de outubro – quinta-feira
17h30 – Universidade Monstros – 104 min – Livre
27 de outubro – sexta-feira
17h30 - WALL-E – 98 min – Livre
28 de outubro – sábado
14h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre Ação cosplay
16h40 - Ratatouille – 111 min – Livre
29 de outubro – domingo
14h30 – Oficina Lúdica para Crianças: Supers – 120 min – Livre
(Evento gratuito)
15h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre
17h20 – Monstros S.A – 92 min – Livre
30 de outubro – segunda-feira
17h30 – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – 102 min - Livre
Programação
ATIVIDADES PARALELAS - CCBB SÃO PAULO
Oficina Lúdica para Crianças: Híbridos Articulados
08 de outubro – domingo, 14h30
A proposta visa a realização de um boneco articulado de papel cujo tema é a mistura de dois ou mais animais. O processo de produção dos Híbridos envolve reflexões sobre as escolhas estéticas e conceituais do trabalho e será uma construção coletiva entre crianças e seus acompanhantes adultos.
Oficina Lúdica para Crianças: Supers
29 de outubro – domingo, 14h30
A proposta Supers visa a construção de um boneco de papel articulado de grandes dimensões. Esse boneco será como uma espécie de avatar com superpoderes em que seus participantes se transformarão em super-heróis totalmente inventados.O processo de produção dos Supers envolverá reflexões sobre as escolhas, desejos e fantasias infantis e será uma construção colaborativa entre pais e filhos.
Duração de cada oficina 120 min. Classificação livre. Evento gratuito. Distribuição de
ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB
Sessões com recursos de acessibilidade
Entrada gratuita, com distribuição limitada de ingressos 1h antes de cada sessão, na bilheteria do CCBB. Todos os filmes serão exibidos em versão dublada em português.
09 de outubro, segunda-feira
13h30 – Toy Story – 81 min – Livre – Audiodescrição
18 de outubro, quarta-feira
14h – Ratatouille – 111 min – Livre – Interpretação em Libras
Debate COMO ACONTECE A MAGIA DOS PIXELS?
14 de outubro, sábado, após exibição de Monstros S.A., a partir das 17h40
Bate-papo sobre as animações da Pixar com a participação da crítica de cinema Flávia
Guerra e do crítico e pesquisador de cinema Carlos Primati. Mediação do curador Eduardo Reginato.
O debate irá acontecer logo após a sessão de Monstros S.A., no dia 14 de outubro. O
público que estiver na sessão poderá ficar direto para o bate-papo. Se houver lugares disponíveis, será permitida a entrada de mais pessoas.
Sessão Azul
21 de outubro, sábado
11h – Vida de inseto – 95 min – Livre
Sessão voltada para pessoas com transtorno de espectro autista. A sala de cinema ficará a meia luz, o som mais baixo e será permitida a livre circulação. Entrada gratuita, com distribuição limitada de ingressos 1h antes da sessão, na bilheteria. Exibição da versão dublada em português.
Sessão comentada de TOY STORY
21 de outubro, sábado, 18h
Após a exibição de Toy Story o curador Fabricio Duque irá ministrar uma palestra sobre o filme assistido, apontando as referências e os destaques da obra.
Classificação livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
Ação cosplays
A produção da mostra promoverá nos dias 07, 12 e 28 de outubro, a partir das 13h30, três ações com cosplayers caracterizados de personagens dos filmes da Pixar. Que figuras irão circular pelo CCBB nesses três dias? Venha descobrir!
Sobre os curadores e convidados
Eduardo Reginato
Curador, palestrante sessão comentada, editor catálogo Diretor, produtor, roteirista, escritor e crítico de cinema. É formado, mestre e doutorando em Literatura pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando cinema e literatura de horror e fantasia. Na televisão foi diretor e roteirista do programa Cinema Mundo (2006) do extinto canal Cine Brasil TV e produtor dos programas (Re)corte Cultural e Arte com Sérgio Britto da TVE (atual TV Brasil). Foi um dos curadores das mostras Bertrand Blier e a Comédia da Provocação (2017) na Caixa Cultural SP, Mel Brooks – Banzé no Cinema (2020), Estúdio Hammer – A Fantástica Fábrica de Horror (2021), Terry Gilliam – O Onírico Anarquista (2022) e Frank Capra (2023) no CCBB, entre outras.
Fabrício Duque
Curador, mediador debate, editor catálogo Jornalista e pós-graduado em Cinema, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), filiado à Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema). Em 2009 fundou o website Vertentes do Cinema, no qual cobre os principais festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Festival do Rio, Brasília, Mostra de São Paulo, Tiradentes, Gramado, entre outros. Publicou textos nos catálogos das mostras “Stephen King: o medo é seu melhor companheiro”, “Fábrica de Sonhos”, ”Mel Brooks: Banzé no Cinema”, e “Tim Burton”, todas do CCBB, e “Nos Embalos de Uma Parceria”, do MAM-Rio, entre outras. Escreveu artigo-capítulo no livro publicado “Um Porto no Purgatório” sobre o cinema do cineasta maranhense Frederico Machado. Já realizou a curadoria da mostra “Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia” na Cinemateca do MAM-RJ. E das mostras: Semana Vertentes Online; Festival Recine de Cinema de Arquivo; da edição de 30 anos do Curta Cinema; do Festival Estação Virtual 35 Anos; da I Mostra de Cinema de Maricá, durante o período da quarentena, 2020 e 2021, além de participar de debates sobre Ingmar Bergman, na PUC-Rio e no SESC, e outros diretores.
Debatedores
Flávia Guerra
É jornalista, documentarista, roteirista, curadora e apresentadora. Tem mestrado em direção de documentário e cinema (Screen Documentary - MA) pela Goldsmiths – University of London. Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade) é codiretora do longa "Poemaria". É colunista de cinema da Band News e do UOL Splash, criadora do podcast Plano Geral (@planogeral_podcast), em parceria com Thiago Stivaletti. Há 20 anos, cobre cinema e os principais festivais do mundo, para diversos veículos, como Estadão, Canal Brasil, CNN, TV Bandeirantes, Canal Like. Na última década, integrou júris e comissões de curadoria de concursos, editais e festivais no Brasil e no exterior, como Festival de Curtas de SP, Brasília, Primeiras Histórias, SPCine, Cine Esquema Novo, Festival de Miami, CineAlter, entre outros. Em 2022, foi curadora do Amazônia FiDoc Festival Pan-Amazônico de cinema. É curadora do Feed Dog-Festival Internacional de Documentários de Moda. Integra a equipe de idealizadores do Estudio Eon
Carlos Primati
Carlos Primati é crítico, membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), pesquisador especializado no gênero fantástico, tradutor e editor, Colabora com diversas publicações sobre cinema fantástico, escrevendo artigos para livros, catálogos de mostras e livretos de lançamentos em home video. Ministra cursos livres sobre cinema fantástico, e colaborou com diversas mostras organizadas por Breno Lira Gomes e Eduardo Reginato, como "Monstros no Cinema", "Stephen King: O Medo É o Seu Melhor Companheiro", "Estúdio Hammer: A Fantástica Fábrica de Horror" e "Terry Gilliam: O Onírico Anarquista", contribuindo com artigos e debates.
Sobre o CCBB SP
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
Serviço
Mostra “A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: De 04 a 30 de outubro de 2023
Valor: R$10 (inteira), R$5 (meia), sessões acessíveis e atividades paralelas gratuitas
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600.
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado pela van do CCBB é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van – Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
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Via press release
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