Depois de sucesso fenomenal na Europa, Austrália e Estados Unidos, a exposição The Art of Banksy: “Without Limits” chega ao Rio de Janeiro – depois de uma aclamada temporada em São Paulo – onde será exibida de 13 de julho a 24 de setembro de 2023 no VillageMall
O Rio de Janeiro recebe exposição sobre a obra provocadora do aclamado street artist Banksy cred rfonseca |
The Art of Banksy: “Without Limits” reúne mais de 150 obras do artista, entre originais certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping, feitas especificamente para esta edição. Alguns de seus trabalhos foram cuidadosamente reproduzidos especialmente para a exposição a partir de sua técnica de estêncil. Um documentário em vídeo oferece aos visitantes informações sobre a vida e a obra do artista genial, tudo apresentado em um ambiente único.
A mostra promove uma verdadeira imersão do público no universo do popular artista, cuja verdadeira identidade permanece uma incógnita. Há quem o considere um grande provocador, enquanto outros o aclamam como um gênio da arte, com obras vendidas por milhões de dólares. Seja como for, ninguém pode negar sua popularidade: em 2010, a revista Time selecionou o artista britânico para integrar sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga.
Banksy é um artista que adora provocar, chocar e até mesmo perturbar a sociedade. Ele consegue isso com poesia, energia, humor e uma capacidade enervante de penetrar o cerne de cada questão abordada. Sua arte tem o poder de unir as pessoas e inspirá-las a mudar o mundo para melhor.
The Art of Banksy: “Without Limits” foi um sucesso em várias cidades mundo afora, como Istambul, Amsterdã, Melbourne, Antuérpia, Berlim, Bucareste, Cluj, Budapeste, Riad, Viena, Varsóvia, Seul, Atlanta, Miami, Charlotte, Seattle, Santiago do Chile, Cidade do México e Bangkok. Mais de 1,3 milhões de pessoas já visitaram a exposição, que é famosa por ganhar uma montagem única em cada local, o que garante uma experiência inédita e inovadora para cada visitante.
Uma das mais relevantes exposições sediadas no Brasil, a mostra promete – e entrega – uma experiência genuinamente impressionante, e é obrigatória para todos que desejam celebrar ou aprender sobre a produção desse grande artista. Muitas das principais obras de Banksy estarão expostas – como “Gangsta Rat”, “Flying Copper”, “Kate Moss”, “Kissing Coppers”, “Monkey Queen”, “Bomb Hugger”, “Game Changer” e as icônicas e celebradíssimas “Flower Thrower” e “Ballon Girl”. As obras estarão distribuídas em 14 ambientes, incluindo uma sala dedicada à Ucrânia, com suas intervenções mais recentes feitas em uma área bombardeada na guerra com a Rússia.
“A mostra foi preparada para que, em vários momentos, as pessoas consigam se sentir inseridas no ambiente de algumas de suas criações, estejam com ele no momento e no local em que sua arte foi gerada. Entre elas, seu trabalho mais recente, a intervenção feita por ele na Ucrânia” explica Rafael Reisman, sócio da Blast Entertainment e Diretor Artístico da Exposição.
“Dizem que você morre duas vezes. Uma vez, quando você para de respirar e uma segunda vez, um pouco mais tarde, quando alguém diz seu nome pela última vez.”
Quem é Banksy
Banksy é um celebrado artista de rua britânico que usa sua arte para questionar os valores da sociedade. Suas obras estão espalhadas por várias localidades do mundo, em cidades como Bristol, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris, Nova Orleans e Park City e também em países como Ucrânia e Palestina, entre muitos outros.
Banksy (Robin Banks) nasceu em Bristol, Inglaterra, supostamente em 28 de julho de 1974, segundo a imprensa britânica, mas essas informações nunca foram comprovadas.
Ele esconde o rosto e aparece sempre com um capuz. O mistério sobre sua identidade é mantido com a ajuda de um grupo de colaboradores que chega a montar tapumes ao redor do artista para proteger sua identidade.
A arte de Banksy começou a surgir em meio à cena underground em Bristol no fim dos anos 1980 e seus murais são encontrados facilmente nas ruas de sua cidade.
Nos anos 1990, suas obras chamaram a atenção pelo uso da técnica do estêncil, em que se aplica o desenho através de um corte no papel por onde passa a tinta, garantindo rapidez no trabalho.
Em suas obras, o artista, além de pintar figuras irônicas e frases de efeito em paredes de prédios e muros, deixa mensagens carregadas de conteúdo social e político.
Antes mesmo da fama, em 2003, Banksy estampou a capa do sétimo álbum de estúdio da banda Blur e pintou notas de 10 libras substituindo o rosto da rainha Elizabeth II pelo da princesa Diana – elas chegaram a ser vendidas depois por 200 libras.
Banksy visitou a Palestina algumas vezes e em todas deixou sua arte espalhada pelos muros da cidade, entre elas o mural “Soldier Throwing Flowers” (2005), que mostra um cidadão com o rosto coberto por um lenço atirando um ramo de flores ao invés de uma bomba, e “Stop and Search” (2007), pintado em Bethlehem, onde o artista inverte os papéis ao expor um soldado encostado no muro sendo revistado por uma menina.
Em 2006, Banksy entrou como turista na Disneylândia, na Califórnia, levando uma mochila com um inflável vestido com uniforme dos detentos da prisão de Guantánamo. Burlando a segurança, inflou o boneco e o posicionou perto de uma montanha russa.
Fama e documentário
Em 2009, a exposição “Banksy vs Bristol Museum”, na qual suas obras interagiam com o acervo permanente, atraiu cerca de 300 mil pessoas em 12 semanas.
No ano seguinte, Banksy dirigiu o documentário “Exit Through the Gift Shop”, que conta a história de Thierry Guetta, conhecido como Mr. Brainwash, um imigrante francês que mora em Los Angeles e as suas observações sobre a arte de rua. O documentário estreou no Festival Sundance de cinema em 24 de janeiro de 2010, sendo premiado com o Spirit Award, considerado o Oscar do cinema independente.
O prêmio foi entregue em uma cerimônia em Santa Mônica, Califórnia, a Thierry Guetta, que representou Banksy.
Protestos pelo mundo
Em 2013, Banksy esteve em Nova York e espalhou seu trabalho pelas paredes da cidade. Resolveu então protestar contra a construção do novo World Trade Center.
Quando o jornal The New York Times se recusou a publicar um texto com sua opinião sobre o assunto, ele escreveu em uma parede: “Esse local contém mensagens bloqueadas”.
O polêmico e misterioso artista lançou novas obras de protesto em um campo de refugiados na França, conhecido como “A Selva”. Em uma delas, retrata Steve Jobs com um Macintosh antigo em uma das mãos e uma sacola preta na outra. A ideia era lembrar que o pai de Steve era um imigrante sírio.
Em outra obra, o artista faz uma interpretação própria de “Le Radeau de la Méduse” em uma cena de naufrágio, mas acrescentando ao fundo um iate de luxo. Escreveu ainda em seu site: “Não estamos todos no mesmo barco”.
Em 2012, Banksy pintou o mural “Slave Labor” (Trabalho Escravo) na parede lateral de uma loja de Poundland em Wood Green, Londres. O mural mostra uma criança ajoelhada no chão trabalhando em uma máquina de costura. A obra representa um protesto contra o uso do trabalho escravo para a fabricação de lembrancinhas para o Jubileu de Diamante da Rainha e para as Olimpíadas de Londres de 2012.
Um ano depois, o mural foi removido da parede e colocado para a venda em um site on-line. Mais tarde, apareceu para venda no Fine Art Auctions Miami por meio milhão de dólares. Apesar de afirmar que a obra foi adquirida por meio de transação legítima, e de ter recebido três propostas, a instituição suspendeu a venda.
Em 2017, em Dover, no sudeste da Inglaterra, Banksy pintou um painel que faz referência à saída da Inglaterra da União Europeia. O artista expõe um trabalhador em cima de uma longa escada, apagando uma das estrelas da bandeira da comunidade europeia.
Leilão da obra “Garota com Balão”
Em 2002, Banksy pintou um mural em Londres intitulado “Girl With Ballon”. No dia 5 de outubro de 2019, no salão da Sotheby’s, a mais famosa casa de leilões de arte do mundo, o quadro de Banksy, que reproduzia o grafite pintado no muro de Londres foi vendido pelo equivalente a 8,5 milhões de reais.
Assim que o leiloeiro bateu o martelo na mesa, um mecanismo começou a funcionar e a parte de baixo do quadro foi picotada. A performance combinada chamou a atenção global e o valor do quadro aumentou mais de 10 vezes, tendo sido vendido posteriormente, triturado, por 14 milhões de libras, o equivalente a mais de 109 milhões de reais.
Blast Entertainment
Empresa do grupo DCSET, a Blast tem no seu portfólio grandes sucessos, entre os quais está a exposição Space Adventure, que trouxe pela primeira vez à America Latina mais de 300 itens originais da NASA para contar a história da aventura do homem no espaço. A Blast é também hoje referência no segmento de exposições imersivas, assinando as montagens brasileiras de Beyond Van Gogh, com temporadas já realizadas em São Paulo e Brasília, de Van Gogh Live 8K, responsável por reunir mais de 370 mil pessoas apenas em São Paulo, tendo passado pelo Rio de Janeiro e Goiânia – atualmente em exibição em Recife e Fortaleza, e Frida – Uma Biografia Imersiva, que foi vista por mais de 300 mil pessoas nas temporadas de Salvador e São Paulo.
Sobre VillageMall
Com mais de 90 lojas em operação em um projeto arquitetônico arrojado, desenvolvido pela Multiplan – uma das empresas líderes do setor de shoppings centers no Brasil, o VillageMall conta hoje com mais de 28.411 mil m² de ABL total. Distribuído em três pisos, o mix de lojas mescla grifes internacionais e grandes nomes do varejo nacional focadas no mercado de luxo. Entre as marcas estão Burberry, Gucci, Prada, Valentino, Tiffany & Co, Dolce & Gabbana, CH Carolina Herrera, Hugo Boss, Louis Vuitton, Miu Miu e Salvatore Ferragamo.
Na gastronomia, um elenco de exclusividades como D’Heaven, Nolita, Yusha, Itacoa, Naga, O Fado, Olivo Villaggio, Isabela Akkari, Adega Santiago e Giuseppe Mar. O shopping também promove diversos eventos nos jardins e no deck durante todo ano, com variados temas como música, gastronomia, moda e comportamento. O projeto arquitetônico do mall possui iluminação natural com vidros low-e, cobertura verde, escadas rolantes com sensores de redução de velocidade e reuso de água. Além disso, o shopping inaugurou em junho de 2019 um parque solar, localizado em Minas Gerais, que abastece 100% da energia do empreendimento.
SERVIÇO
THE ART OF BANSKY
Local: VillageMall (piso SS1) – Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca
Período: 13/07 a 24/09/2023
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h (última sessão até 21h) | Domingos e feriados das 12h às 22h (última sessão até 21h)
Importante: A tolerância de atraso para a entrada é de até 20 minutos após o horário agendado no ingresso.
Ingressos:
INGRESSO COMUM:
SEGUNDA A SEXTA:
R$ 50,00 INTEIRA
R$ 25,00 MEIA
FINAIS DE SEMANA E FERIADOS:
R$ 80,00 INTEIRA
R$ 40,00 MEIA
VIP EXPERIENCE: (Valor único, sem meia-entrada)
SEGUNDA A SEXTA:
R$ 90,00
FINAIS DE SEMANA E FERIADOS:
R$ 120,00
Link de Vendas: www.artofbanksy.com/rio
Também há bilheteria física no local
OBSERVAÇÕES:
Feriados – 7 de setembro
DIFERENÇA ENTRE OS INGRESSOS:
COMUM: MARCA HORÁRIO E DATA PARA ENTRAR / OPÇÃO DE MEIA ENTRADA
VIP EXPERIENCE: NÃO MARCA HORÁRIO, APENAS DATA / NÃO PEGA FILA (PULSEIRA) / Recebe GIFT / VALOR ÚNICO – Não tem meia entrada
Os ingressos comuns são agendados em horários com intervalos de 20 em 20 minutos, para controle de fluxo.
A última sessão será às 21h horas e a última entrada será às 21h20
A tolerância de atraso pode ser de até 20 minutos após o horário agendado no ingresso
Formas de pagamentos: Cartão de crédito, débito e dinheiro
CANCELAMENTOS/TROCAS:
PARA INGRESSOS FÍSICOS: Cancelamentos e trocas para ingressos comprados na bilheteria física podem ser realizados apenas na data da compra.
PARA INGRESSOS ONLINE: Cancelamentos para ingressos online podem ser realizados até 7 dias após a data da compra e com 48h de antecedência da data agendada no ingresso.
Esse conteúdo faz parte do projeto Mona Cultural e conta com o apoio de Mercado Diferente e Da20 Conteúdo Digital.
Press release by Midiorama
#banksy #artofbanksy #streetart #riodejaneiro #cultura #arte #monacultiral #monaacida
Comentários
Postar um comentário