Carnaval do “Tia Eh o C@r@leo” é dia 19 de fevereiro, a partir das 11h00, na Vila Anastácio

O bloco Tia Eh o C@r@leo participa pela segunda vez do carnaval de São Paulo, e neste ano sua apresentação é no dia 19 de fevereiro, domingo, a partir das 11h00, na Praça Padre Arnaldo s/nº, na Vila Anastácio. A estreia em 2020 repercutiu bastante já que ele criou uma nova categoria de blocos em São Paulo, a dos 50+, abrindo espaço na folia da cidade para pessoas com mais de 50 anos e que, até então, não tinha grande representatividade no evento. 

A novidade deste ano é a bateria formada por cerca de 20 integrantes, que tocam surdo, caixa, taborim, agogô, ganzá e xequerê. Este grupo de “tias” (e também “tios”) se reuniu durante os dois anos de pandemia para aprender a tocar um instrumento e ensaiar alguns ritmos que serão tocados, em alguns momentos, junto com a banda formada por músicos profissionais. 

O bloco se apresenta com música ao vivo em um palco fixo (ele não se desloca em percurso pelo bairro); ele prioriza as marchinhas e sambas de carnavais, mas também toca sucessos em vários estilos musicais como ijexá, samba reggae, maracatu, e MPB. “Tia Eh o Caraleo” também é o nome da marchinha composta pelo clarinetista Stanley Carvalho, hino do bloco, que pode ser encontrada no Spotify. A identidade visual do “Tia”, impressa em camisetas, estandarte e peças de divulgação, é assinada pelo ilustrador e artista gráfico Attilio. 

O bloco Tia Eh o C@r@leo foi fundado por um grupo de amigos, todos com mais de 50 anos, e que desde a década de 80, frequenta o carnaval de rua, seja em Olinda, Diamantina, Salvador, Pirapora e, agora em São Paulo. 

O nome surgiu em 2018, quando estes amigos estavam juntos em um bloco nos Jardins, em São Paulo, e uma chuva repentina fez uma das integrantes sacar a sombrinha da bolsa e abrir no meio da multidão. Foi quando um folião aproveitou, veio se abrigar e chamou a namorada: “Vem que a tia é legal!”; imediatamente ela retrucou: “Tia é o caralho”. O pessoal que estava em volta fez coro e começou a gritar este refrão. Tudo dentro do espírito carnavalesco, claro. Foi nesta hora que perceberam que estavam diante de uma oportunidade de dar voz à uma faixa etária que é a bola da vez: 50+!  

O bairro escolhido para brincar o carnaval é a Vila Anastácio, na zona oeste da cidade, porque é lá que o grupo de amigos que fundou o bloco se reúne frequentemente, na casa de uma das integrantes, para animadas rodas de samba e choro. O local ajuda, também, a descentralizar o carnaval de São Paulo e expandir seus limites para além do eixo centro-Pinheiros. E, apesar do bloco levantar a bandeira do 50+, ele é aberto a todas as idades e gêneros. 


SERVIÇO: 

Bloco: Tia eh o C@r@leo 

Data da apresentação: Dia 19 de fevereiro de 2022, a partir das 11h00 (concentração), e das 12h00 às 16h00 (Baile) 

Local: Praça Padre Arnaldo s/nº - Vila Anastácio 

Categoria: 50+ (o bloco é aberto a todas as faixas etárias, mas é – prioritariamente – inclusivo às pessoas com mais de 50 anos que gostam de curtir o carnaval) 

Estilo Musical: Marchinha, Samba, MPB, Afoxé, Samba Reggae e Ciranda 

Músicos que formam a banda:  

Jacque Carvalho - Voz 

Claudinho Martins - Percussão 

Stanley Carvalho - Clarinete 

Alessandro Messias Ribeiro - Trompete 

Cidão (Alcides José Prado) - Banjo/Cavaquinho 

Vagner de Oliveira Gonçalves - Surdo 

Mestra de bateria: 

Gabriela Silviera 

Infraestrutura do local:  

Palco fixo/Sonorização/ Banheiros/ Fechamento da rua para carros/ Bares e Restaurantes na região/ acesso fácil pela Estação Domingos de Morais, linha 8 da CPTM/ Facilidade de estacionar carros nas ruas próximas ao evento 

Expectativa de público: 500 pessoas 

Instagram do Bloco: @tiaehocaraleo 








Via press release









#carnaval #blocodecarnaval #carnavalsp #bloquinho #cultura #diversão #monacultural

Comentários