Entre 6 e 9 de outubro, acontece a primeira edição do FliMUJ - Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo. Com entrada gratuita, o festival conta com a curadoria da dupla Fernanda Diamant, jornalista e editora, e Bianca Santana, jornalista, cientista social e pesquisadora.
Atores Luis Miranda e Michel Melamed participam do FliMUJ - Festival Literário do Museu Judaico |
Uma das mesas conta com participação dos atores Luis Miranda e Michel Melamed, atores e humoristas que vão discutir sobre o humor sob o prisma da cultura judaica e também em outros contextos. Haverá também uma mesa com Nilton Bonder, rabino cujo livro A Alma Imoral deu origem à longeva peça de teatro homônima interpretada por Clarice Niskier.
09 de outubro, domingo, às 16h
Rir pra não chorar?
Freud escreveu que o humor judaico seria uma forma de agressão sublimada das vítimas de perseguição. Outros dizem que a origem desse humor remonta a Abraão, informado por Deus de que Sarah teria um filho aos 91 anos. De todo modo, o humor pode funcionar como mecanismo de defesa contra injustiças ou possibilidade amigável de autocrítica. Levado a sério no judaísmo, ele se mistura com todos os gêneros artísticos e literários. Nem só de comédia vive o humor.
Luis Miranda e Michel Melamed, com mediação de Stephanie Borges.
Serviço
FliMUJ
Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
Curadoria: Fernanda Diamant e Bianca Santana
Datas: de 06 a 9 de outubro
Local: Rua Martinho Prado, 128 - São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 horas às 18 horas
Ingresso: Gratuito. Disponíveis pela Sympla.
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
Acessível em libras
Sobre o Museu Judaico de São Paulo (MUJ)
Inaugurado em dezembro de 2021, é o maior museu judaico da América Latina, fruto de uma ampla mobilização da sociedade civil. O MUJ apresenta exposições permanentes sobre a cultura, os ritos, a memória e a história judaica no Brasil, bem como exposições temporárias de arte contemporânea de artistas judeus e não judeus. Os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas. Para os projetos de 2022, o MUJ conta com doação do Instituto Cultural Vale, Instituto CCR, Bemol, Sotreq, Fundação Arymax, Dexco e Alfa Seguros.
O Festival conta com o apoio da Livraria Megafauna.
Via press release
#flimuj #festivalliterariodomuseujudaico #museujudaico #literatura #arte #cultura #entretenimento #monacultural
Comentários
Postar um comentário