Beco do Batman será palco de batalha de rimas neste sábado

Neste sábado (4/12), o  Beco do Batman será território de MC´s em batalhas de rimas (freestyle), durante a Batalha da Periferia. A edição de dezembro do evento será realizada na galeria de arte ZIV Gallery,  a partir das 15 horas, em conjunto com a Associação Raso da Catarina e dos Filhos do Kaos.


Participam como convidados/as do evento 6 MC´s nacionalmente conhecidos/as na cena hip-hop: Apollo, Levinsk, Naui, Zuluzão, Durap, Yuribeatkong. Além do MC Coab, vencedor da batalha de novembro. Os mestres de cerimônia serão Willi Versi, Santho MC, com o DJ Dunda.

“O objetivo das batalhas é revelar novos talentos”, explica Eder Devesa, o DJ Dunda, um dos organizadores do evento. “Temos muitos depoimentos de manos e manas que saíram da depressão ou deixaram para trás uma vida econômica difícil ao se tornarem MC´s.”

Segundo Dunda, a superação de momentos difíceis leva alguns participantes da batalha a abrir mão de atacar o oponente (no contexto do embate de poesias) para focar exclusivamente em rimas com mensagens positivas.

Para o galerista Helder Kanamaru, da ZIV Gallery, a batalha de rimas e os graffitis do Beco do Batman, ícone da arte urbana de São Paulo, andam juntas, porque são faces do mesmo contexto da cultura Hip-Hop.

“Juntamente com o rap e o breaking, as batalhas e o graffiti são muito importantes para compreender a cena cultural de uma metrópole como São Paulo”, expõe Kanamaru.

Não há limite mínimo nem máximo de idade para participar da disputa, mas há regras sobre o conteúdo das rimas, aponta o DJ e organizador: “não pode atacar o oponente com conteúdo homofóbico, racista, machista, entre outros”.

A organização vai propor improvisos sobre temas, objetos e na versão Slam, no qual os oponentes rimam à capela, mas com a inovação de uma interferência espontânea e inesperada do DJ.

O ganhador da Batalha da Periferia qualifica-se para participar do MC Combate, em 29 de janeiro e o grande campeão vai representar o Brasil e participar de um intercâmbio na Argentina.  

“Os Mestres de Cerimônia (MC´s) fazem improviso pela criatividade. O artista desenvolve a rima - verso ou poesia -, tem de estar no ritmo, em um estilo freestyle, tudo ao vivo, sem edição, sem tempo para pensar. É preciso muito improviso, muita capacidade, muita inteligência para ser um mestre de cerimônias”, resume o DJ Dunda.

 

Sobre a ZIV Gallery

A ZIV Gallery é uma galeria de arte, localizada no centro do Beco do Batman. Do hebraico “luz”, tem o propósito de criar oportunidades e gerar transformações com arte, revelando talentos e promovendo a inclusão e a profissionalização de artistas. Tem espaço inovador, com exposição de obras de diferentes linguagens artísticas e um café/bar com vista panorâmica, no piso superior, de onde se tem uma visão privilegiada da arte do Beco do Batman.


Serviço:

Batalha da Periferia, sábado, 04 de dezembro, a partir das 15 horas, na ZIV Gallery, Rua Gonçalo Afonso, 119, Beco do Batman, Vila Madalena, São Paulo.

O evento tem classificação livre.








Via press release









#batalhaderimas #musica #cultura #arte #becodobatman #zivgaleria

Comentários