Rio de Janeiro: dicas de viagem sem perrengue

Aaah o Rio de Janeiro! Realmente continua lindo e, apesar de todos os pesares, é uma viagem que sempre vale a pena. Mas algumas dicas de sobrevivência sempre vem bem a calhar neam? Então vamos às informações mais importantes que eu aprendi na minha última viagem pra lá.
Praia do Pepê - Barra da Tijuca - foto Carol Soares
Primeira grande questão: pra qual aeroporto eu vou? Essa é uma informação bem importante, que pode fazer a diferença na sua viagem. O Santos Dumont é o menor, porém melhor localizado. Tem fácil acesso ao Centro, Zona Sul e as praias como Copacabana e Ipanema. Já o Galeão mais longe, mas é maior, concentra os voos internacionais e facilita o acesso pra quem vai pro lado da Baixada Fluminense. Em ambos há opção de ônibus turísticos e urbanos que vão para os principais pontos da cidade.

O Rio tem vários pontos turísticos lindos, praias, bares, baladas...fica até difícil escolher! Vou falar somente dos que já fui, até pra poder passar a minha experiência real de como foi lá. Mas pra todos valem as mesmas dicas: não ande com câmera grande a vista, nem celular. Vá com uma bolsa pequena e se for um lugar bem movimentado, como Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Copacabana, uma doleira é melhor. Eu geralmente gosto de usar um cordão prendendo meu celular no meu pulso ou roupa. Se você não tem muita familiaridade com o transporte público lá, recomento o uso de aplicativos, como Uber, Cabify, 99, etc do que alugar um carro, pois os motoristas já sabem os melhores caminhos, os mais seguros, coisa que o gps acaba não sabendo identificar. E mesmo com aplicativos acontece muito de ter locais chamados "locais de risco". São locais perto de comunidades, ou nas comunidades, nos quais os motoristas não vão. Me disseram que taxi geralmente vai, mas é bem mais caro. Pra contornar esse problema a dica é pedir seu carro em algum ponto conhecido perto de onde você esteja. No meu caso fiquei no Pura Vida Hostel Rio que é em Copacabana, a poucas quadras da praia, mas a rua dele já é dita como área de risco. Então a gente ia até a esquina e pedia o carro na frente de um hotel e dava super certo. O pessoal que mora lá também falou que o aplicativo 99 é geralmente o que mais tem motoristas dispostos a ir nos lugares não tão populares.
Clássico Beach Club Postinho - praia do Pepê - foto Carol Soares
Se você quer tirar aquelas fotos mara, com os pontos turísticos desertos, já aviso que é uma missão bem difícil. Mas indo bem cedo a chance de pegar o lugar com pouca gente é bem maior. Já nas praias durante semana obviamente é bem mais tranquilo que nos finais de semana, principalmente se estiver sol. Copacabana, Ipanema, Leme rendem boas fotos, mas também tem praias lindas um pouco mais afastadas do centro, como praia do Pepê na Barra da Tijuca, Recreio e Grumari. Essas praias tem ótimos bares e restaurantes. Um dos que conheci foi o Clássico Beach Club, na praia do Pepê. O visual é lindo e o lugar é super confortável, comida e bebida excelentes. Eles tem outras unidades, como no Morro da Urca e Grumari. Esses ainda não conheci, mas já estão na minha lista!

Mirante Rocinha - foto Carol Soares

Tem vários mirantes com vistas lindas, mas vários são dentro de comunidades e em alguns precisa fazer trilha. Então o legal é pesquisar bem como chegar. Alguns lugares tem grupos que fazem passeios gratuitos pros mirantes. No próprio hostel que eu mencionei eles fazem vários passeios grátis com o pessoal que está hospedado. Dos mirantes eu só fui em um, que na verdade é um bar, o Mirante Rocinha. Como o nome diz, fica no começo da comunidade da Rocinha. A vista é maravilhosa, tanto de dia quanto a noite. O legal é que eles abrem já pro café da manhã, então da pra aproveitar a vista a qualquer hora do dia, fora os comes e bebes que são muito, muito bons.
Feijoada do Bar do Beto - foto Carol Soares
Ainda no assunto comida e bebida, o Rio tem várias opções ótimas, pra todos os gostos. Dos que mais gostei foram o Bar do Beto. Experimentamos a premiada feijoada que é o carro chefe da casa. E realmente muito boa, tempero incrível. Eles também tem outras opções de pratos, como frutos do mar. Super recomendo experimentar as sobremesas! O pudim de leite é divino! Já pra quem gosta de uma boa pizza recomendo fortemente conhecer o Zagga Pizza Bar. As pizzas são maravilhosas, tantos as doces quanto as salgadas, mas não posso deixar de destacar a entrada Mix Zagga, com burrata, parma entre outras iguarias, é sensacional! E não deixem de experimentar os drinks, são mara! E pra quem gosta de um bom lanche, minha dica é o Tchê Lanches Copacabana. Sabe aquele xis gaúcho clássico, com mega recheio? Então! É pra se esbaldar mesmo!

Zagga Pizza Bar - foto Carol Soares
Quanto a passeios, uma opção bem legal são os museus. São várias opções, como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Histórico Nacional, Forte de Copacabana, entre outros. Minha dica é ver na programação qual o dia que tem entrada grátis, todos eles tem algum dia da semana grátis pra visitação. Eu como estava em Copacabana fui conhecer o Forte de Copacabana. A entrada custa R$ 6 inteira e R$ 3 meia. Nas terças a entrada é gratuita. O lugar é lindo, tem uma vista das praias maravilhosa e o acervo é muito bem cuidado e a exposição é em grande parte feita com cenários pra ambientar melhor o uso e historia dos itens. Além da exposição, há 2 cafés no forte. Eu fui na filial da Confeitaria Colombo, confeitaria que já é patrimônio histórico do Rio. Tudo muito bem servido e o ambiente bem aconchegante, até em dias mais frios ou com chuva.

Forte de Copacabana - foto Carol Soares
Agora sobre barzinhos e baladas, tem várias e várias opções. A Lapa é sempre uma boa opção, tem desde bares mais simples (que a gente adora pra tomar um litrão), até casas com shows e música ao vivo. Mas além da Lapa há muitas outras opções interessantes. Eu fui conhecer a Champanharia Ovelha Negra. Como o nome diz, a casa é especializada em espumantes e champagnes. Tem várias comidinhas boas pra acompanhar. Também tem dj e música ao vivo dependendo do dia. Vale a visita.
Outra opção bem legal são os ensaios e feijoadas das escolas de samba. Cada uma delas tem uma programação de eventos durante o ano todo e mais perto do carnaval tem os ensaios técnicos que são gratuitos e uma ótima oportunidade pra pegar um bom samba.
Pura Vida Hostel - foto Carol Soares
Pra estadia tem mutas, mas muitas opções mesmo. Hostels geralmente são mais baratos e vários deles são dentro das comunidades, então antes de ir é bom conferir qual o melhor caminho e transporte pra chegar. Outra opção que tem um custo benefício ótimo é o Airbnb. Eu uso sempre e recomendo demais. O legal é que você consegue ficar bem localizado pagando pouco e além de quartos você pode alugar apartamentos ou casas inteiros, o que é bem legal. E é claro tem uma variedade incrível de hotéis. Eu geralmente escolho pelo Hotel Urbano, porque rolam sempre promoções boas de passagens e estadia.
Todos os lugares que eu visitei fiz posts detalhados do meu Insta e vou deixar os links abaixo pra vocês conferirem!

Clássico Beach Club - https://www.instagram.com/p/B1M9bPhlhER/?igshid=ipt5tzlocodl
Bar do Beto - https://www.instagram.com/p/B1MYHBnlkYh/?igshid=imeqcuu8zfi5
Zagga Pizza Bar - https://www.instagram.com/p/B1K9iVHl8dp/?igshid=1el09f8mcltha
Tchê Lanches Copacabana - https://www.instagram.com/p/B1PUEw2lhDl/?igshid=8mtoj4i2bk2h
Champanharia Ovelha Negra - https://www.instagram.com/p/B1RLrLOlNVO/
Forte de Copacabana - https://www.instagram.com/p/B1L8gVSF9WH/
Pura Vida Hostel Rio - https://www.instagram.com/p/B1JyGqAFkYl/

Ainda tenho muita coisa pra conhecer por lá, com certeza ainda vai render várias viagens, mas com essas dicas já da pra se divertir bastante!





#riodejaneiro #rj #errejota #viagem #viajar #travel #dicasdeviagem #gastronimia

Comentários