No último dia 16 fui na confraternização da importadora Porto a Porto, em Curitiba. Além da excelente recepção que recebi, tive a oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho da empresa e experimentar vários vinhos que entraram para seu portfólio.
Porto a Porto - foto Carol Soares |
Aqui estão algumas das principais informações sobre os vinhos apresentados:
Le Colture Sylvoz Prosecco Brut DOC
País e Região: Itália, Vêneto
Produtor: Le Colture
Uvas: Glera
Aromas e Sabores: Apresenta aromas frutados e em boca é seco, possui corpo médio e boa acidez.
Algo a mais: Espumante elaborado pelo método Charmat (segunda fermentação em tanque).
Celebre o verão com Pouca Roupa
Com muito estilo e originalidade, a linha de vinhos portugueses Pouca Roupa encanta os jovens que estão se aproximando do mundo dos vinhos.
Divertido, provocador, original e sugestivo: esses são apenas alguns dos predicados dos vinhos da linha Pouca Roupa, elaborados no Alentejo, sudeste de Portugal, que acabam de chegar ao Brasil. As versões branco, rosé e tinto foram detalhadamente pensadas para o público jovem, do estilo do vinho até o rótulo da garrafa. São vinhos para os dias quentes, para brindar o verão. Os exemplares levam a assinatura do prestigiado enólogo João Portugal Ramos, referência mundial e um dos principais representantes da geração de enólogos contemporâneos.
“A escolha do nome Pouca Roupa deve-se ao seu significado positivo, leve e solto, curioso e diferenciado, com uma roupagem moderna que certamente irá chamar a atenção daqueles que estão iniciando no mundo dos vinhos”, diz Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto.
Marquês de Borba Vinhas Velhas Branco
País e Região: Portugal, Alentejo
Produtor: João Portugal Ramos
Uvas: Arinto, Roupeiro, Antão Vaz e Alvarinho
aromas e Sabores: Aromas de frutas cítricas com notas tostadas. Em boca possui grande frescura e mineralidade, além de deliciosa untuosidade.
Algo a mais: fermentou e estagiou em barris de carvalho durante 6 meses, ao longo dos quais se realizaram bâtonnage periódicas.
Marquês de Borba Vinhas Velhas tinto
País e Região: Portugal, Alentejo
Produtor: João Portugal Ramos
Uvas: Alicante Bouschet, Aragonês, Castelão e Syrah
Aromas e Sabores: Apresenta aromas intensos de frutas escuras, folha de eucalipto e notas de especiarias. Em boca é muito equilibrado e com taninos arredondados.
Algo a mais: Fermenta em lagares de mármore com pisa a pé e estagia 12 meses em barricas de carvalho americano e francês.
Pontuação: 91 pontos no Robert Parker e 92 pontos na Wine Enthusiast.
Sugestão de preço: R$ 124,90
Porto a Porto - foto Carol Soares |
Believe in Rosé
Os rosés são uma tendência mundial. A Nieto Senetiner acompanha esse movimento com um corte moderno das uvas Malbec e Pinot Noir. As uvas, dos altos Vales de Mendoza, são colhidas precocemente, buscando um vinho leve e sedoso. Nieto Senetiner Believe in Rosé traz o estilo e elegância dos rosés da Provence, França, com a cor característica de pele de cebola, refrescante, com aromas florais, frutados e suaves toques cítricos.
País, Região: Argentina, Mendoza (Vale de Uco)
Produtor: Nieto Senetiner
Uvas: 50% Malbec e 50% Pinot Noir
Aromas e sabores: Cor rosa pálida, tipo pele de cebola. Os aromas lembram maçã vermelha, flores brancas e frutas cítricas. Em boca é elegante e refrescante.
D.N.M.C. de Filipa Pato
A renomada enóloga portuguesa lança o vinho tinto o D.N.M.C., vinho de agricultura biológica, no Brasil
Filipa Pato e William Wouters, da Vinhos Autênticos Sem Maquilhagem, lançam no Brasil o vinho tinto Dinâmica ou D.N.M.C. Trata-se de um rótulo de agricultura biológica, elaborado com a uva Baga de diversos terroirs da região da Bairrada, no sudoeste de Portugal. “Acreditamos que as uvas de locais diferentes oferecem um vinho mais complexo, já que cada vinhedo tem a sua expressão”, diz Filipa. “Este é um verdadeiro vinho de terroir e um exemplo do caráter frutado e de taninos suaves dessa casta nativa. Cada lote é vinificado separadamente e, no final, reunimos todos eles em um único vinho equilibrado.”
O vinho é elaborado na Bairrada, com cuidado artesanal. As uvas são colhidas manualmente nos diversos vinhedos da região, fermentadas em tanques com pouca extração e longa maceração com as peles, para maior complexidade. Os solos são basicamente de calcário, do período Jurássico, e os vinhedos sofrem influência do Oceano Atlântico, que está distante apenas 15 km. Sobre o nome do vinho, não foi possível registrar Dinâmica, então surgiu uma abreviação criativa. “D.N.M.C. é uma expressão natural da nossa visão de práticas de viticultura e adega”, complementa a enóloga. “Explorando a expressão clássica da uva em solos calcários, respeitando a pureza da casta e a complexidade de cada parcela de terreno. É um exemplar refrescante, gastronômico e de álcool moderado (12,5%), no qual até a rolha é natural e biológica”, finaliza. Destaque também para a não utilização da cápsula para lacrar o vinho, como fazem alguns dos principais produtores de vinhos orgânicos.
Na degustação, apresenta intensa cor cereja. Os aromas são elegantes, com toque de frutas como morango e ameixa, nuances de alcaçuz e notas de especiarias como pimenta-do-reino, louro e tomilho. Em boca é frutado, com uma bela estrutura e textura aveludada, com um final de boca muito fresco e convidativo. Harmoniza com charcutaria, peixe grelhado, carnes brancas grelhadas e queijos curados (os mais secos e firmes). Deve ser decantado. A temperatura de consumo é 16º C. A indicação de consumo da safra 2018 é até 2025.
País e Região: Portugal, Bairrada
Produtor: Filipa Pato
Uvas: Baga
Aromas e Sabores: Aromas de frutas, morango e ameixa, com notas de alcaçuz e especiarias como pimenta-do-reino, louro e tomilho. Em boca é estruturado e com textura aveludada.
Algo a mais: As uvas Baga têm origem em diversos terroir; cada lote é vinificado separadamente e só depois é feito o blend.
Importante: Esse vinho substitui o FP Baga.
Porto a Porto - foto Carol Soares |
Cave de Cairanne
A Cave de Cairanne está localizada ao Sul do Vale do Rhône, na região de Vaucluse (cuja capital é Avignon), próxima as denominações Châteauneuf-du-Pape, Gigondas e Vacqueyras. Fundada em 1929, reúne dezenas de produtores locais que, geração após geração, empregam técnicas tradicionais e orgânicas no cultivo dos vinhedos, espalhados por cerca de 550 hectares. As apelações são Côtes du Rhône, Côtes du Rhône Villages, Villages Plan de Dieu, Cru Cairanne e Cru Rasteau.
Cave de Cairanne Secret de Campane Vin de Pays de la Méditerrannée
Região: Côtes du Rhône, França.
Uvas: 60% Grenache, 30% Vieux Carignan e 10% Cinsault.
Vinificação: 90% das uvas passam por vinificação tradicional e 10% são submetidos à maceração carbônica.
Degustação: Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e pimenta-do-reino. Em boca é macio e fresco, com taninos finos e final longo.
Graduação alcoólica: 13,5%.
Harmonização: ideal para carnes vermelhas, massas com molho intenso e queijos curados.
Cave de Cairanne Le Pas de La Beaume Côtes du Rhône
Região: Côtes du Rhône AOP, França.
Uvas: 60% Grenache, 20% Syrah e 20% Cinsault.
Produção: 90% das uvas passam por vinificação tradicional e 10% são submetidos à maceração carbônica.
Degustação: Apresenta aromas de frutas vermelhas e especiarias. Em boca é frutado, com taninos bem estruturados e boa persistência.
Teor alcoólico: 14%.
Harmonização: Ideal para carnes assadas, embutidos, omeletes e pizzas.
Cave de Cairanne Le Chêne Noir Côtes du Rhône
Esse vinho provém de um vinhedo localizado na cidade de Cairanne e nos arredores. As videiras são plantadas em encostas suaves e bem expostas ao sol, com solo argilo-calcário.
Região: Côtes du Rhône Villages, França.
Uvas: 50% Grenache, 30% Syrah e 20% Carignan.
Produção: 70% das uvas passam por vinificação tradicional e 30% são submetidos à maceração carbônica.
Degustação: Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas (morango, framboesa e groselha). Graduação alcoólica: 14,5%.
Harmonização: Indicado para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça, massas com molho intenso e queijos curados.
Premiação: Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards 2018, com 95 pontos.
Cave de Cairanne Grande Réserve branco
Esse vinho provém de um vinhedo localizado na cidade de Cairanne e nos arredores. As videiras são plantadas em encostas suaves e bem expostas ao sol, com solo argilo-calcário.
Região: Côtes du Rhône Villages, Appellation Cairanne Contrôlée, França.
Uvas: 50% Grenache Blanc, 20% de Roussanne e o restante entre Clairette e Bourboulenc.
Degustação: Apresenta aromas florais, com notas de frutas (pêssego) e mel. Em boca é equilibrado e com boa persistência.
Harmonização: Excelente com peixes, aves, queijos e saladas.
Premiação: Best in Show no Decanter World Wine Awards 2018
Caves de Cairanne Grande Reserve tinto
Este vinho provém de um vinhedo localizado no município de Cairanne (em Vaucluse, na margem esquerda do rio Rhône). As videiras são plantadas nas encostas de argilo-calcário pedregoso, em declives suaves e bem expostos ao sol.
Região: Côtes du Rhône Villages, França.
Uvas: 50% Grenache, 40% Mourvèdre e 10% Syrah
Vinificação: 80% dos frutos passam por vinificação tradicional e os 20% restantes são submetidos à maceração carbônica.
Degustação: Apresenta aromas de frutas (cereja e cassis) e especiarias (pimenta-do-reino, canela e alcaçuz). Em boca possui ótima estrutura e equilíbrio.
Harmonização: Ideal para carnes vermelhas e de caça e aves.
raduação alcoólica: 14,5%.
A Porto a Porto atende somente empresas especializadas no ramo de bebidas e alimentos, mas você pode encontrar seus produtos em lojas como Adega Brasil, Supermercado Condor, Celeiro Municipal, Casa da França e Adega Portofino. Além de vinhos também trabalham com cervejas artesanais, whisky, brandy, geleias, azeites, massas, entre outros alimentos e bebidas.
#vinho #wine #importados #gastronomia
Comentários
Postar um comentário