Festival GRLS! anuncia mais 2 atrações de peso: a escritora Conceição Evaristo e a cantora Linn da Quebrada

O mais novo festival brasileiro pretende reconhecer, valorizar, transformar e celebrar o papel das mulheres na cultura. Com curadoria da POPLOAD, em dois dias, o evento irá mesclar palestras, oficinas, rodas de conversa e muita música! Tudo feito, composto e estrelado por elas, mas destinado a todes*.

A escritora Conceição Evaristo é mais uma presença confirmada em GRLS! Autora premiada de diversas obras e ícone da literatura contemporânea, a escritora é reconhecida por dar voz às mulheres negras e da periferia. Conceição foi homenageada neste ano na premiação literária mais importante do país, o Jabuti, e em GRLS! irá ministrar o workshop NOS LEIAM, em que serão discutidos temas como a participação da mulher na literatura e o acesso à leitura.
Conceição Evaristo - divulgação
Racismo e machismo são alguns dos maiores problemas da sociedade brasileira e a literatura acaba sendo um reflexo dessa realidade. Conceição Evaristo se destaca por ocupar um espeço importante em um lugar de maioria masculina e branca. Suas obras Olhos D’água, Ponciá Vivência e Becos de Memória são as mais famosas da escritora e destacam sua força e talento.

A ideia é que durante seu workshop a escritora mineira traga esta discussão ao público ao comentar sua trajetória e as referências que a inspiraram a trilhar seu caminho. Ao utilizar a escrita como uma forma de tecer sua luta pela visibilidade da mulher negra, a autora inspira as mulheres a buscar reconhecimento e seguir seus sonhos.

Linn da Quebrada é a primeira atração nacional musical confirmada em GRLS!. A cantora paulistana se junta à australiana Kylie Minogue no lineup do festival, que acontece dos dias 07 e 08 de março de 2020, no Memorial da América Latina, em São Paulo. E com uma diferença: Linn da Quebrada também estará no espaço Talks, ambiente dedicado a palestras e oficinas com a pretensão de fazer com que as discussões geradas dentro do festival GRLS! se amplifiquem para outros espaços e outros grupos de pessoas. A produtora cultural Isis Vergílio e a jornalista Renata Simões são as responsáveis pela curadoria deste espaço. A escritora Conceição Evaristo também estará no espaço Talks de GRLS! e irá ministrar o workshop NOS LEIAM, em que serão discutidos temas como a participação da mulher na literatura e o acesso à leitura.
Linn da Quebrada - divulgação
Cantora, compositora, atriz e artista multimídia, Linn da Quebrada revolucionou a música brasileira quando lançou "Enviadescer", em 2016, com uma letra sem eufemismos e com um vídeo que colocava travestis como protagonistas. Seu talento e sua luta pela desconstrução de estereótipos, pela quebra de paradigmas sexuais, de gênero e corpo foram reforçados em singles seguintes, como "Talento", "Mulher" e "Bixa Preta".

Uma das artistas mais relevantes da atual cena musical nacional, Linn é também ativista social pelos direitos civis da comunidade negra e LGBTQIA+. Através de suas músicas e discursos, ela discute os desafios de uma "bicha, trans, preta e periférica", como ela se define, em um país que tem uma das taxas de violência contra transsexuais mais altas do mundo. Em 2017 lançou seu disco de estreia, o ótimo Pajubá, através de uma campanha de financiamento coletivo. O álbum, com sua mistura de funk carioca com hip-hop, dialoga diretamente com as principais tendências da música eletrônica recente e a levou a excursionar por todo o Brasil além de fazer uma turnê na Europa passando por sete países (com show esgotado em Berlim!).

GRLS! irá ocorrer nos dias 07 e 08 de março, no Memorial da América Latina, em São Paulo.


*todes: para promover uma inclusão na linguagem de GRLS!, a palavra “todes” será utilizada para se referir ao público de forma a respeitar a diversidade das identidades.


Visite as redes socias de GRLS!

http://www.instagram.com/festivalgrls/
http://www.facebook.com/festivalgrls/
http://twitter.com/festivalgrls

Visite a página oficial de GRLS!

http://festivalgrls.com.br




Press release by T4F





#grls #musica #mulher #cultura #entretenimento #festival

Comentários